PENEIRA FINA – 09.11.22

IPMC fará audiência pública

O Instituto de Previdência dos Municipiários de Catanduva (IPMC) fará uma audiência pública na próxima sexta-feira (11), a partir das 19h, no auditório da prefeitura. O encontro será aberto à população em geral, especialmente servidores públicos, que, no fim das contas são os grandes interessados nas questões que serão abordadas na reunião. Afinal, as aposentadorias de cada um deles depende da boa gestão da autarquia.

Governança

As discussões da audiência de sexta girarão em torno da governança do IPMC. De acordo com o diretor superintendente José Roberto Setin, serão tratados temas como a estrutura administrativa do instituto, dados relativos aos segurados (incluindo receitas e despesas), gestão de pessoas e equilíbrio atuarial.

Licitações e contratos

Outro tema que deve ser abordado na audiência do IPMC diz respeito às licitações e contratos feitos pelo órgão. As ações judiciais que são movidas atualmente contra o instituto, investimentos e controle interno também farão parte da pauta.

Plano de saúde

Settin adiantou que a audiência de sexta-feira não será o espaço para discussões a respeito do plano de saúde dos servidores municipais. A ideia é que os debates tenham como foco questões administrativas e de governança do órgão.

Impactos da reestruturação

Apesar da recente polêmica ocorrida com alguns membros do Conselho do IPMC em torno da reestruturação do serviço público municipal em Catanduva, Settin afirma estar tranquilo em relação às finanças do órgão. De acordo com ele, o instituto tem operado de maneira superavitária, nos últimos meses. Ele não descarta, por outro lado, a necessidade de ser realizar estudos de longo prazo, a fim de analisar se essa boa tendência irá se manter pelas próximas décadas.

Pensar a longo prazo

Vale lembrar que, quando o assunto é previdência, é preciso considerar-se cenários bem estendidos. Para ficar mais claro, é só pensar em uma pessoa de 20 anos que ingressou em 2022 no quadro de servidores da prefeitura. Se ela chegar a se aposentar nessa função, nada impede que daqui a 60, 70 ou mesmo 80 anos, ela esteja vinculada ao IPMC, recebendo sua aposentadoria. Para que isso ocorra, é preciso que o instituto tenha dinheiro em caixa (hoje e em 2100).

Parada da Diversidade

A Prefeitura de Catanduva já prepara mais um evento musical para as próximas semanas. A Secretaria Municipal de Cultura está contratando, sem licitação, o show da cantora Lorena Simpson, que será uma das atrações da Parada da Diversidade, que será realizada em 14 de novembro. O valor do contrato é de R$ 19.080,00. Vale observar que o evento em questão já é realizado há vários anos em Catanduva, não sendo uma criação do atual governo, que tem se mostrado fã de uma seresta.

Mudança de endereço

Neste ano, a Parada da Diversidade será realizada no Recinto de Exposições (ao menos isto é o que informa a publicação sobre o show de Lorena Simpson, divulgado na Imprensa Oficial de ontem). Nas edições anteriores, a mobilização costumava ser um evento de rua. A programação da Semana da Diversidade começou a ser divulgada, então em breve teremos mais detalhes.

Sessão na quarta

E na próxima semana, em decorrência do feriado de 15 de novembro, a sessão da Câmara Municipal de Catanduva será transferida para quarta-feira (16). Para quem não se recorda, nessa data é celebrado o dia em que o Marechal Deodoro da Fonseca destronou o imperador Dom Pedro II, dando fim à monarquia no Brasil. Desde então, nosso país tem sido uma república.

Orçamento

Voltando ao Legislativo catanduvense, ontem a pauta da sessão ordinária foi bem enxuta, tanto que os trabalhos foram encerrados mais cedo do que de costume, por volta das 18h30. Nas próximas semanas, os vereadores terão de se debruçar sobre a proposta que estabelece o orçamento para o ano que vem. Aliás, na sexta-feira (10), às 17h, será realizada audiência pública para tratar desse tema. O encontro será aberto à população em geral.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.