PENEIRA FINA – 09/09/2022
Ruas movimentadas
O feriado da Independência foi para lá de agitado em Catanduva. Pela manhã, um temporal atingiu a cidade, afetando a programação do desfile cívico-militar, no Centro. No fim, a celebração ocorreu, mas não da forma como havia sido planejada.
O sol saiu
Mais tarde, porém, o sol saiu e deixou caminho livre para que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ocupassem as ruas, com sua carreata. A mobilização contou com um grande número de veículos, em uma fila que tomou diversas quadras no Centro. O evento foi organizado pelo empresário Ricardo Rebelato.
Silêncio
Enquanto os apoiadores de Bolsonaro aproveitaram a principal data cívica do país para se mobilizar, a militância dos demais partidos optou por não realizar qualquer tipo de mobilização no Dia da Pátria. O detalhe é que anteontem foi comemorado o bicentenário da Independência.
Aquele gesto
Para não dizer que não se pronunciou sobre a data, Beth Sahão (PT) compartilhou no Instagram a foto em que passageiros de um ônibus urbano fazem um gesto, vamos dizer, obsceno para motociclistas trajados de verde e amarelo e que carregavam bandeiras do Brasil em suas motos. O gesto é aquele mesmo que vocês imaginam. Não vamos reproduzir a foto aqui. De acordo com a deputada, a imagem do 7 de setembro não necessitaria de explicações. Na sequência, ela colocou versos de uma música da banda Paralamas do Sucesso, sobre desigualdades.
Adeus, Rainha
E por falar em Elizabeth, a rainha do Reino Unido e de mais dezenas de países da Comunidade Britânica de Nações (como Canadá, Austrália, Nova Zelândia e por aí vai), cujo nome se escreve com “z”, faleceu, ontem, aos 96 anos de idade, após reinar por 70 anos. O candidato a deputado estadual João César (PL) postou mensagem de condolências pelo falecimento da soberana.
Monarquia
Vale lembrar que o candidato catanduvense tem boas relações com representantes da monarquia. Uma das principais dobradas dele é com o deputado federal Príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL), com quem já gravou diversos vídeos para as redes sociais.
Candidato a governador
Quem dará o ar da graça em Catanduva, novamente, é o ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PDT). Ele estará acompanhado do ex-diretor de Meio Ambiente de Catanduva, Rodriguinho da Feira, que, aliás, é apoiador do pai de Elvis, o deputado estadual Cezar.
E Ciro?
O candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, já esteve perto de Catanduva em duas ocasiões. Semana passada, foi a Barretos reunir-se com correligionários, empresários e apoiadores. Ontem, foi a Rio Preto, onde aproveitou para cutucar Lula e Bolsonaro. Em nenhuma dessas ocasiões, porém, o candidato quis esticar até Catanduva.
Fora da rota
A impressão que fica é que Catanduva ficou de fora da rota dos candidatos majoritários. Tome-se o exemplo de Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta se reeleger governador. Ontem, a assessoria dele soltou release informando sobre a realização de mais um serviço em Rio Preto. No caso, um mutirão de reconhecimento de paternidade. A tendência é de que o governador não compareça ao evento, já que a lei eleitoral veda a participação de candidatos nesse tipo de atividade, organizada com dinheiro público.
Em todo caso...
Além de Rio Preto, o governo estadual tucano anunciou obras e serviços que serão entregues em Planalto e Zacarias. Catanduva, por outro lado, costuma ficar de fora dessas entregas. Isso é irônico, já que, na última eleição, o então candidato Padre Osvaldo alegava que teria portas abertas com o do Palácio dos Bandeirantes, por ser do mesmo partido do governador. As portas podem até estar abertas para receber visitas. Resta saber se a distribuição de recursos e o prestígio ao município está à altura da expectativa criada.
Autor