PENEIRA FINA - 09.04.25

Vereadora afirma que Casa Pet está pronta e não demanda recursos

A construção da Casa Pet está praticamente finalizada, faltando apenas detalhes para que o prédio seja entregue formalmente pela construtora à Prefeitura de Catanduva. A informação é da vereadora Ivânia Soldati (Republicanos) que, em contato com a reportagem, afirmou que a obra não precisa de mais recursos – como solicitado pela vereadora Laura Luiza Protetora (Podemos) à deputada federal Renata Abreu. “A obra já está em fase da entrega das chaves pela construtora e foi totalmente custeada com recursos do tesouro municipal, atendendo a solicitação deste mandato”, ressaltou ela, assumindo a “maternidade” do projeto e reforçando que tem cobrado a entrega para possibilitar a aquisição dos móveis e equipamentos. “Temos cobrado frequentemente e acompanhado de perto essa demanda desde o início, porém foi necessário realizar alguns ajustes técnicos não previstos para a entrega da obra”, completou.

Tem emenda

Ivânia Soldati afirmou que os recursos para aquisição de equipamentos e mobiliário foram garantidos através de emenda solicitada por ela à deputada estadual Delegada Graziela (PL). O montante de R$ 300 mil, liberado no ano passado, está na conta da prefeitura aguardando processo licitatório. “A Casa Pet já tem a garantia da sua operação, uma vez que o prefeito Padre Osvaldo custeou toda a construção com recursos próprios e o nosso mandato conquistou os recursos necessários para equipar e garantir o funcionamento desse importante aparelho de saúde para os nossos animais, que são a nossa luta diária”, arrematou.

Causa Animal

Pra fechar o assunto, a vereadora frisou que novos recursos para a causa animal são essenciais, mas que devem ser direcionados a novos projetos. Como exemplo, ela cita a necessidade de um canil municipal, para acolhimento de animais – o que não será feito pela Casa Pet, que funcionará em formato semelhante a uma clínica médica, ou, em outras palavras, como uma UPA animal.

Leishmaniose

A Área Técnica de Vetores do Estado, antiga Sucen, acompanhada da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), realiza, durante esta semana, ação de prevenção contra o mosquito palha, transmissor da leishmaniose. Serão instaladas armadilhas capazes de atrair e capturar possíveis mosquitos. A visita aos pontos estratégicos ocorreu na segunda, com instalação iniciada ontem. A iniciativa é considerada essencial para identificar se há a presença da espécie no município.

Faltômetro

A Secretaria Municipal de Saúde criou o faltômetro para contabilizar o número de faltas ocorridas mensalmente nas especialidades médicas, o chamado absenteísmo. Em março, foram 664 faltas em exames e 318 em consultas, somando 982 ausências. “A consulta ou exame em que você falta, faz falta para alguém. Seja consciente: se não puder ir, desmarque”, orienta.

Debate

Inicialmente previsto para janeiro, o debate proposto pelo Lide Noroeste Paulista com os principais prefeitos eleitos na região será realizado no dia 24 de abril, a partir das 19h. Participam Fábio Cândido (Rio Preto), Caíque Rossi (Penápolis), Edson Emenegildo (Mirassol), Geninho (Olímpia), João Paulo Cantarella (Fernandópolis), Jorge Seba (Votuporanga), Lucas Zanata (Araçatuba) e Padre Osvaldo (Catanduva). O evento é exclusivo para filiados do Lide.

Macarrão

O Núcleo Espírita de Convivência Arteluz está vendendo macarrão artesanal para manter suas atividades. O pacote de 500g custa R$ 15 para vendas nesta quinta-feira, dia 10. Quem quiser encomendar, pode falar com Priscila Carvalho, da diretoria da Arteluz, pelo 17 99128-7404.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.