PENEIRA FINA – 09.02.25

Tempestade deixa rastro de destruição pela cidade

Catanduva foi atingida por um fortíssimo temporal na sexta-feira, 7. A tempestade causou queda de árvores, postes de energia e interrupções no fornecimento elétrico em diversos pontos da cidade, além de pequenos alagamentos. A Defesa Civil manteve monitoramento em pontos que costumam registrar problemas de escoamento de água e também acompanhou o nível do rio São Domingos. No viaduto Pedro Rotta, que liga o São Francisco à av. Eng. José Nelson Machado, a queda de uma árvore bloqueou a passagem dos veículos, inclusive para quem fazia o contorno da praça Wahib Pachá, a rotatória dos Bombeiros. Trecho da rua São Paulo ficou alagado.

Balancete

A Guarda Civil Municipal (GCM) confirmou, na noite de sexta-feira, 7, que não houve ocorrências graves em decorrência da chuva. Um caso que chamou atenção foi o destelhamento de um bar situado na rua Pindorama. No Jardim dos Coqueiros, um raio atingiu a unidade de reservação da Saec que abastece o bairro, danificando equipamentos e interrompendo o fornecimento de água. A quantidade de árvores que caíram não foi divulgada, mas a limpeza prosseguiu ao longo do sábado. Quem ainda tiver denúncia a fazer, os telefones são 153 da GCM ou 17 3522-0814.

Zoológico

Dez árvores caíram dentro do Zoológico Municipal, durante a chuva. Para segurança dos visitantes, o local permanecerá fechado por tempo indeterminado. A equipe do Zoo informou que não houve animais feridos, mas que os danos ainda estão sendo contabilizados.

Energia

A Energisa Sul-Sudeste confirmou ocorrências no sistema elétrico, como quedas de árvores, lançamento de galhos e outros objetos sobre a fiação, durante o temporal da sexta-feira. Esses problemas causaram interrupção no fornecimento de energia em alguns pontos da região. A empresa acionou seu plano de contingência, reforçou as equipes em campo e de atendimento.

Semáforos

As equipes da Secretaria de Mobilidade e Trânsito ficaram de plantão para auxiliar no fluxo de veículos e na manutenção dos semáforos após as fortes chuvas e ventos que atingiram a cidade. Enquanto os Agentes de Trânsito controlaram o tráfego, a equipe de manutenção semafórica buscava formas de restabelecer o funcionamento dos semáforos inoperantes.

Superávit

A polêmica relacionada ao déficit orçamentário da Prefeitura de Catanduva no ano passado, que chegou a R$ 16,3 milhões, ganha novo entendimento a partir das explicações da Secretaria de Finanças, em reportagem desta edição, que mostra que o município teve superávit financeiro de R$ 30 milhões. Segundo o setor, o resultado orçamentário deficitário não representa irregularidade fiscal se estiver amparado de superavit financeiro do exercício anterior.

Fórum de Eleição

Foi realizado na manhã de sexta-feira o Fórum do CMDCA, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a fim de eleger as organizações da sociedade civil que terão direito a voz e voto nas deliberações do conselho para o próximo biênio. Participaram do fórum os atuais conselheiros, bem como aquelas pessoas indicadas para o próximo biênio, sendo representantes do poder público e da sociedade civil. O CMDCA acompanha, faz proposições e fiscaliza as políticas públicas para garantir os direitos de crianças e adolescentes.

Covid

Em meio ao caos da dengue, a Secretaria de Saúde divulgou atualização de casos de Covid-19 entre os dias 1º de janeiro e 5 de fevereiro. Foram 222 confirmações e quatro óbitos, sendo três homens, um de 67 anos, com comorbidades, e dois de 87 anos, sem comorbidades; e uma mulher de 75 anos com comorbidades. Atualmente, estão disponíveis nas unidades de saúde as doses da vacina contra a Covid-19 atualizada para os grupos prioritários.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.