PENEIRA FINA – 08.08.23

Catanduva consegue evolução em direção à Agenda 2030 da ONU

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), divulgado no domingo e detalhado nesta edição, permite uma visão geral e integrada sobre cada um dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçados pela ONU, que engloba metas econômicas, sociais e ambientais. No site https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/ é possível ver onde as cidades vão bem e em quais áreas precisam melhorar. E é exatamente isso que os gestores públicos precisam fazer agora para pensar e implementar políticas públicas que possam superar os desafios impostos. Catanduva, especificamente, evoluiu bem de um ano para o outro, mas há muito a avançar em todas as áreas.

Altos e baixos

No ano passado, a melhor colocação nacional entre as cidades da região de São José do Rio Preto foi conquistada por Fernandópolis, que ficou com o 13º lugar. Este ano, o município é o 17º. Rio Preto aparecia na 30ª posição, seguida por Jales (37ª) e Catanduva (51ª), enquanto a cidade de Itajobi era a 75ª. Este ano, Itajobi avançou enormemente e figura na 18ª posição, seguida por Elisiário (19º) e Marapoama (24º). Catanduva pulou para 35º e Rio Preto despencou para 118º.

Denúncia

Morador de Santa Adélia utilizou as redes sociais para denunciar o lançamento de esgoto em uma área verde do município, perto da garagem municipal. “Se existe lagoa de tratamento na cidade, porque não existe encanamento aqui, a tubulação? Isso é um crime ambiental. Cadê os fiscais da prefeitura municipal, que recebem para fiscalizar?”, questionou ele, no vídeo. A mensagem também foi encaminhada à Cetesb, de Rio Preto, que vistoriou o local e confirmou o registro de auto de infração com imposição de penalidade de advertência com exigências.

Resposta

A Prefeitura de Santa Adélia manteve contato com a reportagem e afirmou que está tomando todas as providências para a regularização. “Técnicos da Cetesb também já visitaram o local e todos os procedimentos que foram apontados estão começando a ser realizados”, ratificou.

Juventude

Catanduva realizou o Seminário Regional da Juventude, no final do mês passado, mas ao que parece o Encontro Estadual da Juventude vai mesmo para Olímpia. A informação foi divulgada pela Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo, na sexta-feira, durante encontro realizado na cidade de Jundiaí. A Prefeitura de Catanduva foi convidada, mas não enviou representante.

Programação

Enquanto isso, a Prefeitura de Catanduva e o Conselho Municipal da Juventude (Comjuve) focam a celebração do Dia da Juventude, que será realizado em 19 de agosto, em frente ao Conjunto Esportivo Anuar Pachá, no Parque Iracema. A abertura oficial será às 9 horas, com a Batulança - a bateria do curso de Medicina da Fameca/Unifipa, a Bamuca - Banda Marcial Municipal e apresentações de dança. Haverá estandes educacionais e praça de alimentação. A grade de shows terá Tomás Henrique & Rafael (12h30), Caio Mota (14h), Djs (16h), Tchau Radar (17h30) e a grande atração Inimigos da HP (20h), com Dj Tajoba (22h) no encerramento.

Trânsito

Equipes da Secretaria de Mobilidade e Trânsito trabalharam na segunda-feira pela manhã, apesar do ponto facultativo decretado em virtude do feriado municipal desta terça. Eles centralizaram as atividades na av. Eng. José Nelson Machado para reforçar a sinalização de solo. Segundo o órgão, foi dada atenção especial à revitalização das faixas de pedestres.

Concurso

A Câmara de Rio Preto pretende criar 27 cargos para serem preenchidos por meio de concurso público. O presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP), afirma que o aumento de cargos tem como um dos objetivos adequar o Legislativo para a próxima legislatura, quando a Casa terá 23 vereadores. O aumento de cadeiras dos atuais 17 para 23 foi aprovado no final do ano passado.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.