PENEIRA FINA - 08.07.25

GCM faz operação contra linha cortante e perturbação do sossego

Na tarde de domingo, 6 de julho, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva mobilizou quase 20 guardas em ampla operação nos bairros Gabriel Hernandez, Jardim Imperial e Nova Catanduva I, II e III. O objetivo principal: fiscalizar a utilização de linha cortante em pipas e coibir a perturbação do sossego público provocada por bicicletas motorizadas e invasões de residências para retirada de pipas presas. A iniciativa foi resultado direto de denúncias feitas pela população. As equipes obtiveram um resultado significativo: 20 carretéis de linha com material cortante apreendidos, 15 pipas recolhidas, 5 bicicletas motorizadas apreendidas, 2 carros rebocados, 1 motocicleta removida e 4 autuações por uso de linha cortante registradas.

Providências

De acordo com a GCM, todo o material cortante e as pipas foram recolhidos à base da corporação e serão destruídos por incineração. Já as bicicletas motorizadas, carros e a motocicleta foram encaminhados ao pátio do serviço de guincho. Novas ações estão previstas nos próximos finais de semana, ao longo do período de férias escolares, abrangendo outros bairros.

Alertas

A GCM reforça que o uso de cerol ou linha chilena em pipas é proibido, e que maiores de idade responsáveis pela infração podem responder criminalmente, caso coloquem vidas em risco. Também lembra que não se trata de cercear um direito à brincadeira, mas de assegurar que ela ocorra dentro da segurança e respeito às normas. Para denúncias, o telefone é 153.

Curso

A Prefeitura de Catanduva, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental vão realizar orientação técnica sobre ações de manejo e cuidado com animais silvestres na quinta-feira, 10, às 9h, no Centro de Educação Ambiental, que fica junto ao Zoológico. A atividade tem 20 vagas.

Fechado

Os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechados na quarta-feira, dia 9 de julho, devido ao feriado estadual da Revolução Constitucionalista. O atendimento presencial será retomado na quinta, com agendamento prévio obrigatório. Durante o feriado, os canais digitais do Poupatempo permanecem disponíveis, com cerca de 3,7 mil serviços acessíveis.

Fechado 2

As agências do INSS no Estado de São Paulo também estarão fechadas no feriado da Revolução de 1932. Como o feriado é estadual, a Central de Teleatendimento 135 vai funcionar normalmente, das 7h às 22h, possibilitando agendamentos e consulta de informações sobre processos e benefícios. Além disso, o principal canal de atendimento do Instituto, que é o aplicativo e site Meu INSS, também não será afetado, com acesso a todo o leque de serviços.

Plantão

A Secretaria de Saúde de Catanduva confirmou que, na quarta-feira, 9 de julho, as unidades de saúde estarão fechadas. Em caso de urgência ou emergência, a população deve procurar a UPA ou acionar o Samu pelo telefone 192. Os dois serviços têm atendimento 24 horas. Os atendimentos nos postinhos retornam normalmente na quinta-feira, 10 de julho.

Dia de fúria

Um homem de 43 anos foi preso em flagrante na noite de sábado, 5, após quebrar vidros do prédio da Subprefeitura do distrito de Engenheiro Schmitt, em Rio Preto, arrancar árvores do local e ainda desacatar guardas municipais e policiais civis. Segundo informações do boletim de ocorrência, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada por moradores que viram o vandalismo.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.