PENEIRA FINA – 08.03.23

Brasão de Catanduva caiu

Quem passa diante da Prefeitura de Catanduva, pela avenida São Domingos, deve ter notado uma situação inusitada. O brasão do município, existente na estrutura de concreto diante do paço municipal, está caindo. A situação foi fotografada por um morador, que enviou a foto à redação de O Regional. O brasão é um dos símbolos máximos de nossa cidade e é utilizado para identificar documentos oficiais, por exemplo.

Viagem a Brasília

O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa anda com agenda cheia em Brasília. Ele divulgou foto na capital federal, ao lado do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Na comitiva estava presente João Carlos Agostinelli, conhecido por sua atuação à frente da regional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de São José do Rio Preto.

STJ

Chama a atenção a visita do prefeito ao STJ, onde, acompanhado da procuradora jurídica do município, ele teria ido acompanhar o andamento de ações judiciais. A situação é curiosa, já que esse tipo de assunto costuma ficar além de qualquer gestão passível de ser realizada pelo Executivo. Que ação seria essa, capaz de motivar a viagem do prefeito a Brasília?

Descarrilamento

Coincidência ou não, na semana passada circulavam no meio políticos questionamentos quanto a que fim levou a ação movida pela Prefeitura de Catanduva contra a concessionária Rumo, por conta do descarrilamento ocorrido na região central da cidade, em 2014, que derrubou o muro de uma escola. Depois disso, outros acidentes ocorreram no município. Muito se fala sobre uma suposta multa, que teria cifras milionárias. Mas nada de concreto é dito por ninguém.

Pinga-fogo

Ontem, com uma pauta bem enxuta, a Câmara Municipal de Catanduva retornou com o “pinga-fogo”, momento em que os vereadores têm o direito de utilizar a tribuna para tratar de assuntos diversos. Alan Automóveis (PP) aproveitou seus dez minutos para comentar sobre a retirada de uma palmeira localizada no calçadão da rua Brasil, efetuada a seu pedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Quem passa pelo local já deve ter se deparado com a árvore, que estava inclinada em direção à via, ameaçando tombar a qualquer momento. De acordo com o parlamentar, a palmeira foi submetida a exames e foi constatado que ela estava em situação comprometida.

Bancos

Autor da lei que determina a presença de vigilantes nos espaços de caixas-eletrônicos das agências bancárias, até às 22h, o vereador Gordo do Restaurante (PSDB) saiu em defesa de sua lei. Ele exibiu um vídeo em que deputados estaduais comentam a respeito de uma lei parecida, que foi aprovada pela Alesp. Os parlamentares argumentam que, desde o surgimento desse serviço, os usuários de caixas-eletrônicos têm sido alvo de criminosos, especialmente aqueles que procuram se aproveitar de pessoas que são pouco familiarizadas com a tecnologia.

Apoio

Maurício Gouvea (PSDB) também expressou seu apoio à proposta do colega de partido. Em seu discurso, o vereador elencou o lucro bilionário obtido pelos bancos em tempos nos últimos tempos. Na avaliação dele, diante do enorme faturamento que possuem, essas empresas poderiam perfeitamente investir na segurança de seus clientes e usuários, em vez de apelarem a desculpas diversas para não cumprirem a lei.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.