PENEIRA FINA - 08.02.23

Câmara escolhe membros das comissões permanentes
 
Ontem à noite, ocorreu a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Catanduva, após o recesso de fim de ano. Entre as missões dos vereadores nessa reunião estava a escolha dos novos membros das comissões permanentes. Cada uma delas é composta por três parlamentares e elas têm por finalidade analisar aspectos específicos nas proposituras e também promover fiscalizações e debates sobre determinados temas. As duas principais, que têm de emitir pareceres sobre todas as propostas que são votadas no Legislativo, são a de Constituição, Justiça e Cidadania e a de Finanças e Orçamento. A primeira analisa se os projetos são constitucionais. A segunda verifica se há viabilidade financeira. Mas existem outras que tratam de temas de extrema relevância como educação, saúde, cultura, assistência social, direitos do consumidor, ética, ecologia e meio ambiente.
 
Constituição e Justiça
 
Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania ficarão, pelos próximos anos, os vereadores Luis Pereira (PSDB), Maurício Gouvea (PSDB) e Belê (Cidadania). A presidência ficará à cargo de Pereira, que praticamente foi aclamado para o posto.
 
Finanças e Orçamento
 
Já a Comissão de Finanças e Orçamento terá as participações de Gordo do Restaurante (PSDB), Ivan Bernardi (PRTB) e Maurício Gouvea, que, por sinal, ficou com a presidência desta e da Comissão de Obras, Trânsito, Transportes Urbanos e Serviços Públicos.
 
Curiosidade 1
 
Quem observa as composições das comissões permanentes da Câmara Municipal vai notar que nenhuma delas conta com a participação de nomes como Marquinhos Ferreira (PT) ou Alan Automóveis (PP). Ocorre que o regimento interno da Casa impede que integrantes da mesa diretora tomem parte nas comissões. Foi por conta desse fato que, em 1 de janeiro de 2021, Marquinhos, que hoje é presidente (tendo Alan como vice), recusou o posto de segundo secretário da Câmara, cargo para o qual foi escolhido com votos do grupo adversário, liderado por Gleison Begalli (PDT). Se tivesse aceitado a indicação, Marquinhos teria ficado de fora das comissões.
 
Aliás
 
Durante a sessão de ontem, foi lido um texto assinado por Gleison, em que o ex-presidente da Casa fez um balanço de sua gestão à frente do Legislativo. O vereador procurou destacar valores economizados e devolvidos ao prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB).
 
Curiosidade 2
 
Na composição final, as comissões permanentes acabaram sendo dominadas pelos sete vereadores que elegeram Marquinhos presidente da Câmara. Em todas elas, o grupo obteve a maioria de membros. Somente a de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social ficou sob a presidência da chamada “Tropa Celestial”, no caso, com Gleison. Neste caso, porém, a indicação foi feita por Maurício Gouvea, do Grupo dos Sete.
 
Elogios
 
Durante a sessão, vereadores e cidadãos presente à Câmara elogiaram a organização do plenário e a condução do trabalho, feita pela nova mesa. Diversas entidades encaminharam ofícios cumprimentando Marquinhos pelo início de seu mandato à frente da presidência da Casa de Leis.
 
Elogios II
 
Ex-assessor de Maurício Gouvea, o atual gestor municipal de Habitação, Rodrigo Cebola, recebeu diversos elogios de vereadores, a começar por Alan Automóveis. Maurício também não economizou nas palavras positivas em relação a Cebola.
 
Mundial
 
Apesar de ser catanduvense da gema, o secretário municipal de Administração, Richard Casal, é flamenguista jurado e sacramentado. Ontem, Alan Automóveis não perdeu a oportunidade de fazer um aparte, durante a sessão da Câmara, para tirar uma com o jornalista, por conta da derrota do Mengão diante do Al Hilal, da Arábia Saudita, em partida válida pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. “Sei que Richard está nos assistindo. Eu gostaria de mandar um abraço para ele em árabe”, brincou Alan. O secretário não é o único flamenguista de destaque na política catanduvense. Gleison também torce pelo rubro-negro, assim como o presidente do Diretório Municipal do PT, professor Leandro Alves de Oliveira.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.