PENEIRA FINA – 08.01.23

2023 será um ano para emendar feriados em Catanduva

Ao que tudo indica, 2023 será o ano de emendar feriados em Catanduva. Nesta semana, o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa emitiu decreto estabelecendo os pontos facultativos nas repartições públicas municipais. Eles vão proporcionar nada menos que sete feriados prolongados na cidade, no decorrer do ano. 

Quais datas? 

Ao todo, teremos seis datas em que o ponto facultativo permitirá que os servidores emendem o fim de semana com feriados que caem na terça ou na quinta-feira. São elas: segunda de Carnaval (20 de fevereiro), Corpus Christi (folga na sexta, 9 de junho), Independência do Brasil (descanso no dia 8 setembro), Nossa Senhora Aparecida (ponto facultativo no dia 13 outubro) e Finados (emendando a sexta, dia 3 de novembro). Isto sem contar o dia de São Domingos de Gusmão, padroeiro de Catanduva, que cairá em um sábado, mas Padre Osvaldo deu um jeito de garantir a folga no serviço público para a sexta-feira, dia 7 de agosto. 

Só depois do almoço

Merecem menção também a Quarta-feira de Cinzas e o dia seguinte ao Natal (26 de dezembro, terça-feira), em que o trabalho nas repartições municipais só retornará depois das 13h. 

Mais feriados

Nesta lista, não estão incluídos os feriados da Sexta-feira Santa, Dia do Trabalho e Aniversário de Catanduva, que também serão colados no fim de semana, mas sem pontes. Este é um ano em que ninguém poderá reclamar de que não teve a chance de descansar. 

Feriados demais? 

Muito se comenta sobre o fato de que o Brasil teria feriados demais e que isso afetaria a produtividade das empresas. Há quem sustente esse ponto de vista. Por outro lado, os relatórios mais recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam que estamos entre os dez países com maiores jornadas de trabalho do mundo. A média semanal trabalhada no Brasil é de quase 40 horas. No mundo, ela está em 36 horas, enquanto na Alemanha ficou em pouco mais de 29 horas e na Holanda, em 25. Para quem acha que fazer as pessoas trabalharem mais gera mais riqueza, um dado curioso: o PIB per capita do Brasil, já corrigido pelo poder de compra, é de pouco mais de US$ 15 mil. O da Holanda é de US$ 57 mil. 

Luto

A Câmara Municipal de Catanduva expressou luto pelo falecimento do ex-prefeito João Righini. “Engenheiro de formação, ele teve longa atuação na diretoria regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em São José do Rio Preto. E também acumulou vasta participação em entidades da sociedade civil catanduvense, deixando um legado indiscutível de enorme contribuição para o desenvolvimento de nosso município. Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros sentimentos", afirma o texto, que foi publicado nas redes sociais da Casa de Leis. 

Ficaram no empate

Catanduva e Ceilândia ficaram de fato no empate em 0 a 0, que os locutores de futebol das antigas costumavam chamar de OXO. Com isso, as duas equipes estão praticamente classificadas para a próxima fase da Copa São Paulo de Juniores, uma vez que, no outro jogo da rodada, os lanternas Avaí e América de Natal também empataram e somam apenas um ponto, contra quatro dos líderes. Apenas uma zebra e tanto para tirar a vaga do Catanduva, que precisaria ser goleado pelo Avaí, na última rodada, para cair fora da competição. Está certo que ninguém ganha nada de véspera. Mas a classificação aparenta estar encaminhada. Aguardemos. 

Comissões ainda indefinidas

Anteontem, a Câmara Municipal realizou a primeira sessão extraordinária do ano, já com a nova mesa diretora, encabeçada por Marquinhos Ferreira (PT). Como a composição das comissões permanentes ainda não está definida, foi necessário formar algumas provisórias, a fim de analisar e dar parecer sobre o projeto de lei a ser votado, que tratava de algumas alterações na estrutura funcional da Casa. Pelo regimento, vereadores que ocupam cargos na mesa não podem integrar comissões. O projeto foi aprovado.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.