PENEIRA FINA – 07/10/2022
Aniversário de O Regional
Hoje é uma data marcante não só para a imprensa, como também para a população catanduvense em geral. O jornal O Regional completa 51 anos de uma história de compromisso com a informação de credibilidade. Ao longo de todos esses anos, o matutino procurou sempre pautar sua cobertura pela apuração rigorosa dos fatos e pela disposição de trazer aos leitores a informação local, que afeta diretamente as vidas dos moradores de nossa cidade. Nosso presente, nesse dia tão especial, é continuar fazendo parte das vidas daqueles que nos prestigiam, todos os dias.
Não convenceu
Padre Osvaldo (PSDB), assim como a turma que orbitou o agora meteoro sem rumo que foi a candidatura do tucano Rodrigo Garcia, bem que tentou colar sua imagem em Tarcísio de Freitas (Republicanos), correndo até São Paulo gravar vídeo de apoio ao candidato a governador, que disputa o segundo turno da eleição contra Fernando Haddad (PT). Na prática, porém, a atitude e as reais intenções que o movem são vistas com desconfiança pelas principais lideranças do bolsonarismo em Catanduva.
Será que muda algo?
No meio político, muitos analisam que as declarações de apoio de Rodrigo Garcia, no estado, e de Padre Osvaldo, em Catanduva, não terão nenhum impacto efetivo no resultado final, já que, no fim das contas os eleitores já acabariam migrando em sua maioria para Tarcísio, por conta própria. Há quem veja, inclusive, um pouco (senão muito) de desespero nesse gesto dos tucanos, tentando preservar algum quinhão em São Paulo, onde sempre mandaram e desmandaram, por décadas. Falta combinar com Tarcísio, porém, que já agradeceu pelo apoio, mas avisou que não quer o terceiro colocado em seu palanque.
Cutucou
Em conversa com a coluna, uma liderança comentou em off, sobre o repentino apoio dos tucanos, em especial de Padre Osvaldo a Tarcísio: “Na verdade, depois que a onça é morta, aparece de tudo”.
Legado
A grande disputa que vai se dar, dependendo do resultado do segundo turno, será em torno do legado da votação. Para ser mais claro: se o candidato A ganhar ou pelo menos for bem votado em Catanduva, o esforço de quem terá sido decisivo? De quem apoiou desde o princípio ou de quem passou as últimas semanas no campo adversário e chegou de última hora?
Satisfeito
Apesar de não ter sido eleito em sua primeira disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), João César Moraes está satisfeito com seu desempenho, que lhe garantiu a suplência pelo PL. Ele diz estar muito feliz com sua participação.
Medicina
Outro que procurou fazer um discurso positivo foi Sinval Malheiros. Ele postou uma imagem nas redes sociais agradecendo aos eleitores pela votação recebida e afirmou que retorna com suas atividades de médico - que, aliás, o projetaram para a atividade política. A publicação de Sinval é finalizado com um “Até breve”, que dá a entender que ele – ou pelo menos as pessoas que estão ao seu lado – ainda não desistiu da política.
Em campanha
A campanha oficial do segundo turno mal começou, mas algumas lideranças de Catanduva já estão a todo vapor, pedindo votos para seus candidatos. Beto Cacciari e seu pai já estão compartilhando nas redes e no WhatsApp inúmeros materiais em prol da candidatura presidencial de Bolsonaro e também da de Tarcísio de Freitas.
Zerbini
Por falar em agradecimento, o deputado estadual Marcos Zerbini e sua esposa Cleusa (candidata a federal), que foram derrotados no último domingo, gravaram um vídeo para agradecer seus eleitores e também tentar tranquilizar os integrantes de seus projetos habitacionais, dizendo que a luta irá continuar. O casal estava de malas prontas para Aparecida, para uma viagem de peregrinação.
Autor