PENEIRA FINA – 07.05.23

Corte de árvores da Praça da República choca população

A extração de árvores na Praça da República pelo lado da rua Brasil, feita pela prefeitura na quinta-feira, causou comoção nas redes sociais e grupos de conversa. Semanas atrás o corte de espécies no lado oposto, pela rua Maranhão, já motivara protestos. Com pequenas variações, os diálogos partem da indignação de uma pessoa e tendem a virar uma guerra, pois há quem apareça para defender a administração pública. Teve também quem tenha sugerido pisos ecológicos. Pra completar, vem a menção às pombas que povoam a praça e o risco de doenças, este que é tido como o verdadeiro objetivo dos cortes feitos até agora, apesar do discurso relacionado à reforma. Afinal, com menos árvores, a esperança é que a sujeira diminua.

Comprometidas

Quando as primeiras podas e extrações aconteceram, O Regional questionou a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que garantiu que o serviço ocorreu após laudo técnico que apontou que tais árvores estavam comprometidas. “Ocas, com cupins e formigas, apresentando risco de queda”. O setor garantiu que os cortes não causarão prejuízo à arborização da praça. “Haverá plantio de novas árvores e a devida substituição”. Resta saber se o discurso convence.

Mahatma Gandhi

A Prefeitura de Piracicaba oficializou a contratação do Hospital Mahatma Gandhi, de Catanduva, para administração de duas UPAs da cidade. A Organização Social de Saúde (OSS) foi contratada por R$ 4,4 milhões por mês. O procedimento foi homologado após parecer pela rejeição de dois recursos administrativos apresentados por concorrentes. A primeira fase da disputa teve 11 concorrentes e apenas dois avançaram para a etapa final. O acordo é válido por 5 anos.

Reprovações

Enquanto isso, em Catanduva, o Conselho Municipal de Saúde decidiu rejeitar as prestações de contas do Hospital Mahatma Gandhi referentes aos meses de janeiro e fevereiro. Isso depois de já ter reprovado as contas de dezembro. Ou seja, são três negativas seguidas. A análise se refere aos contratos com o município para gestão dos postinhos dos bairros e da UPA. “A prestação de contas foi escorreitamente apresentada, na forma e conteúdo pactuados no contrato de gestão”, diz o Mahatma. As contas da Secretaria de Saúde, até agora, foram aprovadas.

Alerta de golpe

A Coordenadoria de Habitação de Catanduva está alertando que estelionatários estão enviando cartas com boletos falsos para quem paga financiamentos da CDHU. O próprio setor recebeu relatos de moradores sobre essa situação. Os documentos podem exibir nomes de escritórios de advocacia fictícios e reais e costumam trazer propostas de acordo com descontos. “A CDHU não possui intermediário para efetuar cobrança e pede para que os moradores desconsiderem qualquer tipo de investida”.

Eleições

Comentamos há alguns dias sobre a movimentação dos vereadores de Catanduva em busca de verbas parlamentares, talvez de olho nas eleições do ano que vem. Quem posou para foto esta semana ao lado de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, foi o empresário Ricardo Rebelato. O líder político é o atual secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo. Já Rebelato tem claras intenções políticas, depois de ter disputado a cadeira de prefeito.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.