PENEIRA FINA – 07.04.24

Padre Osvaldo aposta na estratégia e elogia todos os adversários

O prefeito Padre Osvaldo (PL) encerrou a série de entrevistas da Vox FM e O Regional com os pré-candidatos ao cargo máximo do Executivo, na sexta-feira, 5, demonstrando perspicácia. Grande alvo dos ataques dos adversários, ele optou por cumprimentar e elogiar todos eles ao citá-los. Assim fez ao responder temas espinhosos levantados pelo advogado Dr. Nilton Cândido (Solidariedade), pelo empresário Ricardo Rebelato (PSD) e pelo comerciante Luciano Bugatti (União Brasil). Ao mesmo tempo, não perdeu a chance para, por vezes, cutucá-los com ironias. Diante das questões, porém, Padre Osvaldo não apresentou propostas concretas para melhorar o atendimento da UPA, tampouco quanto ao transporte coletivo que se mostra problemático.

Pedrinhas uma a uma

Questionado sobre a não preservação e o destino das pedras portuguesas retiradas das praças recém-reformadas, Padre Osvaldo afirmou que a preocupação foi financeira. “Imagine colocar um funcionário para retirar pedra por pedra e depois colocar em outro local, pedra por pedra. O custo dessa operação é imenso, é inviável”. Ele garantiu que as pedras foram retiradas pelo maquinário e descartadas no aterro, junto aos demais dejetos da construção civil.

Só no ano que vem

Ao falar sobre as obras na área central, o prefeito informou na Vox FM, em primeira mão, que a modernização do calçadão da rua Brasil não deverá acontecer, ao menos este ano. Ele reconheceu que o tempo estimado é longo e que a experiência vivenciada na Praça da República mostrou a tendência de que surjam demandas não provisionadas com relação às redes de água e esgoto, o que tende a encarecer a intervenção, tornando-a inviável neste ano eleitoral.

Duas ligações

Padre Osvaldo alfinetou o empresário Ricardo Rebelato ao dizer que ele ligou duas vezes para o ex-deputado Marco Vinholi para “tentar negociar o PL”. O comentário guarda relação com a acusação feita por Rebelato de que a migração de Padre Osvaldo do PSDB para o PL foi em “tapetão” feito por Vinholi. “Ele sabe que o caminho é o Marco Vinholi”. Já sobre Bolsonaro, Padre Osvaldo disse que não foi à homenagem feita pela Câmara por não ter sido convidado.

Vistoria nas escolas

O promotor Antonio Bandeira Neto, representante do Ministério Público local que atua na área da Infância e Juventude, pretende vistoriar as 60 escolas do município ao longo deste mês. A intenção é observar a segurança física dos prédios e abordar temas classificados por ele como importantíssimos: abuso sexual, vandalismo, drogas e desrespeito a professores e funcionários.

Sem prefeito

Em situação inusitada, Birigui ficou sem prefeito por um dia. O atual mandatário Leandro Maffeis (Republicanos) foi cassado pela Câmara na quinta-feira, 4, após denúncia de irregularidades na aquisição de combustíveis. Como seu vice, Carlão Gallindo, morreu de Covid-19 em 2021, o presidente da Câmara, José Luís Buchalla (Patriota) deveria assumir, mas ele renunciou ao cargo. A intenção da Câmara seria empossar novo presidente, que viraria o prefeito, e seu vice, que viraria presidente. Leandro Maffeis, contudo, obteve liminar na Justiça para continuar no cargo.

Concurso

O IPMC - Instituto de Previdência dos Municipiários de Catanduva abriu concurso público para preencher um cargo de analista previdenciário, dois de auxiliar administrativo e compor cadastro reserva para auxiliar de serviços gerais. As inscrições devem ser feitas de 8 a 28 de abril no site https://www.consesp.com.br/. Vamos trazer mais detalhes sobre o processo em nossa próxima edição.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.