PENEIRA FINA – 07.04.23

CEI da Associação Bom Pastor realiza sua primeira reunião

Nesta semana que foi nitroglicerina pura na política catanduvense, as cortinas foram fechadas com a primeira reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Associação Bom Pastor. O encontro foi realizado na Câmara Municipal, na tarde de ontem, e contou com as presenças dos vereadores Mauricio Gouvea (PSDB), presidente da comissão, e Marquinhos Ferreira (PT), relator. O terceiro integrante, Gleison Begalli (PDT), não compareceu, mas justificou sua ausência.

Live

Após a conclusão da reunião, Mauricio realizou uma live em sua página do Facebook, em que comentou a respeito dos trabalhos realizados na tarde de ontem. Ao fim da transmissão ao vivo, ele solicitou a inclusão, na ata da reunião, da cópia da última sessão ordinária do Legislativo, realizada na terça-feira (4). O objetivo era mostrar que a CEI foi aprovada em plenário por unanimidade. Isso foi repetido diversas vezes por Maurício na live, aliás.

Deliberações

A primeira reunião da CEI da Associação Bom Pastor fez, ao todo, 13 deliberações. Entre elas, estão solicitações de informações a cartórios de registros de imóveis, sobre matrículas das propriedades pertencentes à entidade. A CEI também pede ao Ministério Público a cópia integral da Ação Civil Pública que resultou no bloqueio das contas da entidade. A comissão também vai oficiar prefeitura as cópias dos processos administrativos relativos à entidade.

Governo Estadual

A CEI da Associação Bom Pastor também vai oficiar o Governo de São Paulo, questionando sobre a existência de recursos de programas ou emendas parlamentares destinadas à Associação Bom Pastor, para a infraestrutura urbana. Já ao Grapohab, órgão responsável por regularizar empreendimentos imobiliários no estado, a comissão pediu cópia da documentação relativa ao projeto habitacional da Associação Bom Pastor.

Banco

Entre as deliberações feitas ontem, a CEI da Associação Bom Pastor também vai encaminhar ofício à agência do Bradesco da Praça da República, solicitando cópias dos extratos bancários da conta da entidade, desde a data de sua abertura até a presente data.

Oitivas

Por fim, em sua primeira reunião a CEI da Associação Bom Pastor anunciou que realizará oitivas dos envolvidos na gestão da Associação Bom Pastor. Com relação a esse fato, não está claro se haverá convocação do prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), que é fundador da entidade, foi presidente durante um bom tempo e inclusive tornou-se réu na ação movida na pedido do Ministério Público.

Repúdio

Durante a última sessão da Câmara Municipal, a vereadora Ivânia Soldati (Republicanos) apresentou moções de repúdio aos episódios de violência generalizada e de maus-tratos a animais protagonizados por estudantes de medicina, durante o Pré-Intermed, em São Carlos. As proposições, que atingem estudantes da Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca/Unifipa), foram aprovadas por unanimidade em plenário.

Vídeo

Durante as explicações pessoais, Ivânia exibiu vídeos com as brigas dos estudantes e também cenas em que galinhas aparecem na quadra, sendo carregadas por todos os lados. Segundo a parlamentar, os animais teriam sido dopados com álcool e outras substâncias entorpecentes. Ela também mostrou imagens das aves já em segurança, depois do resgate feito pela Guarda Municipal de São Carlos.

Via Sacra

Como não poderia deixar de ser, Nelson Tozo (PDT) voltou a convidar a população para acompanhar a encenação da Via Sacra, que será realizada hoje em Catanduva. O vereador vai encarnar ninguém menos que São Pedro, que foi o primeiro papa, segundo a tradição católica. Sabemos que, para ser fiel ao relato bíblico, o parlamentar deverá negar Cristo por três vezes. Será que ele terá coragem de fazê-lo, ainda que na ficção? Quem viver verá!

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.