PENEIRA FINA - 07.02.25
Prefeitos fazem ‘intensivão’ no Palácio dos Bandeirantes
Cerca de 600 prefeitos paulistas que tomaram posse no mês passado tiveram a oportunidade de conhecer projetos, convênios e ações do Governo do Estado nesta quinta-feira, 6, no Palácio dos Bandeirantes, durante o evento Diálogos com Municípios. Para os que estão à frente de prefeituras pela primeira vez, a ida à capital ajudou a conhecer procedimentos para buscar recursos e sinalizar à administração estadual as principais demandas de seus municípios. O prefeito Padre Osvaldo (PL) marcou presença e afirmou que o objetivo era ouvir o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e discutir os desafios para o desenvolvimento das cidades. A região também foi representada pelo prefeito Coronel Fábio Candido (PL), de São José do Rio Preto, por Dr. Beto Cacciari (PL), de Urupês, e Silvio Sartorello (PSD), de Tabapuã.
Cumprir a meta
Na reunião com os prefeitos, Tarcísio anunciou que o Estado irá repassar mais dinheiro às cidades que cumprirem metas no atendimento da atenção básica. Ele afirmou que o governo quer apoiar e investir na prevenção e, que desta forma, haverá economia em internações e tratamentos. O município que cumprir procedimentos de mamografias, vacinação, controle de diabetes e hipertensão e outros, poderá receber até 50% a mais de recursos para atenção básica.
E Catanduva?
Catanduva pode então ser contemplada. Resta saber se o município tem cumprido essas metas de atendimentos. Como anda a vacinação das crianças? O atendimento às pessoas com diabetes? A prevenção ao câncer de mama e de colo do útero e demais procedimentos listados pelo governo estadual? Com a palavra, a Secretaria de Saúde
Falando em governador…
Quem acompanha as redes sociais de Tarcísio tem percebido mudança em seu marketing pessoal. Ele adotou linguagem mais popular e “simpática” e tem investido em vídeos modernos com uso de inteligência artificial. Uma forma de se colocar mais popular, principalmente, entre os jovens. Pessoalmente não tem sido diferente. O que pode ser observado na reunião com prefeitos: Tarcísio vestiu roupa menos formal, diferentemente da maioria dos presentes.
Plano de Saúde
O reajuste do plano de saúde dos servidores, anunciado ontem pelo IPMC, é mais um capítulo da longa novela relacionada à assistência médica. Nos últimos anos, o instituto tem tido cada vez mais dificuldade para contratar uma operadora de saúde e, na última vez, precisou aceitar aumento de valores que já não são sustentados pela autarquia. O custo, hoje, é de R$ 2,750 milhões por mês, o que representa alta de 35% com relação aos valores anteriores. O problema, segundo os gestores do IPMC, são as ações judiciais, que esvaziaram os cofres do IPMC.
Não é previdência
Vale o alerta de que os recursos do IPMC destinados à previdência e ao plano de saúde são separados. Ou seja, está tudo certo com os valores utilizados para a aposentadoria. O problema se resume ao plano de saúde, cuja verba advém do chamado Fundo Municipal de Assistência Médica dos Servidores Públicos Municipais, criado no ano passado e que logo ganhará CNPJ.
Cinco mortes
São José do Rio Preto confirmou mais duas mortes por dengue nesta quinta-feira, 6. Agora são cinco vidas perdidas em decorrência da doença, este ano. A cidade vizinha soma 7.210 casos positivos. Em Catanduva, há dois óbitos em investigação e 206 confirmações de dengue. Em todo o Noroeste Paulista, foram registrados 31.777 casos, o que representa quase a metade de todo o estado, que tem 69.201 casos confirmados. Os números foram atualizados ontem.
Autor