PENEIRA FINA - 07.01.26

Campanha de vacinação contra o HPV é prorrogada

A vacinação contra o HPV foi estendida pela Secretaria Municipal de Saúde até junho de 2026 para crianças e jovens de 9 a 19 anos. A medida seguiu orientação do Ministério da Saúde, com objeto de ampliar a cobertura vacinal de meninos e meninas contra o Papilomavírus Humano, que é associado a infecções que podem evoluir para diferentes tipos de cânceres, como os de colo do útero, órgãos genitais, garganta e pescoço. Apesar de integrar o calendário nacional de imunização, a vacina contra o HPV ainda apresenta baixa adesão no país. A vacina é gratuita, oferecida pelo SUS, e está disponível em todas as unidades de saúde e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), o antigo Postão da rua Pará.

Janeiro Branco

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde realizará ações especiais em todas as Unidades de Saúde da nossa cidade. É o momento ideal para tirar suas dúvidas, buscar apoio e priorizar o seu bem-estar. Não deixe sua saúde mental para depois. O cuidado começa com o primeiro passo. Vamos juntos construir um ano com mais leveza e cuidado.

Ponto final

O prefeito Padre Osvaldo (PL) sancionou a lei complementar nº 1.129/2026 que extingue a Empresa Funerária do Município de Catanduva, a conhecida Funerária Municipal ou, ainda, Funecat. As suas atividades, patrimônio e pessoal foram transferidos para a estrutura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, que até ganhou um novo departamento para cuidar dos serviços funerários. A norma foi aprovada pela Câmara em dezembro.

Rasgou elogios

O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (Sinpcresp) classificou como “uma lição de gestão pública” a iniciativa do prefeito Padre Osvaldo em ceder dois servidores à Secretaria de Segurança Pública do Estado para reforçar o quadro do Instituto de Criminalística. “Enquanto aguardamos que o governo estadual assuma plenamente suas responsabilidades constitucionais no provimento adequado de recursos humanos para a Polícia Científica, celebramos iniciativas como a de Catanduva, que não espera soluções vindas de cima, mas age proativamente.”

Sujeira sem fim

Neste início de ano, a cidade já registra ocorrências de descarte irregular de lixo, prática que causa danos ao meio ambiente, à saúde pública e à qualidade de vida da população. Na sexta-feira, a Guarda Civil Municipal (GCM) constatou descarte irregular ao lado do posto Bicão e em uma área rural. Durante a averiguação, comprovantes encontrados junto ao material descartado possibilitaram a identificação do responsável, um empresário, que responderá pelo crime.

Sujeira sem fim 2

Já no sábado, foi registrada outra ocorrência de descarte irregular no Alto da Boa Vista, reforçando a necessidade de fiscalização constante e da colaboração da população no combate a esse tipo de crime ambiental.

Falando nisso

A Prefeitura de Santa Adélia realizará mutirão de limpeza entre os dias 12 e 16 de janeiro, atendendo todos os bairros. Os moradores poderão colocar os materiais em frente de casa para o recolhimento. Podem ser entregues entulhos, móveis velhos, restos de madeira, galhos, pneus, sucatas e outros materiais acumulados. O objetivo é retirar possíveis criadouros do mosquito da dengue e abrigos para insetos, escorpiões, cobras e outros animais peçonhentos.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.