PENEIRA FINA – 07.01.24

Estudo sobre geração de empregos aproveita embalo do Censo do IBGE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva aproveitou a recente divulgação de novos dados do Censo Demográfico de 2022 pelo IBGE com relação à composição populacional para anunciar levantamento sobre a empregabilidade das pessoas negras e pardas. Enquanto os dados do Censo mostraram que a população que se declara parda tornou-se majoritária no Brasil pela primeira vez desde 1991, em Catanduva a maioria se declarou branca – na faixa de 69%, com os pardos somando 24%, negros 5%, amarelos 0,5% e indígenas 0,07%. Quanto ao emprego, as vagas geradas e ocupadas por pretos e pardos representou 37% do total de postos abertos no ano passado. O crescimento, em dois anos, segundo o setor, foi de 35%.

Falando nisso

O Grupo Itajobi anunciou mutirão de vagas para os setores administrativo, agrícola, automotivo e industrial e vai captar currículos no dia 10 de janeiro, quarta-feira, no auditório da Prefeitura de Catanduva, que fica no piso térreo do Paço Municipal. O atendimento será das 8 às 17 horas. É preciso levar currículo atualizado e haverá vagas para pessoas com deficiência.

Mais vagas

A Tietê Agroindustrial está captando currículos para as áreas administrativa, industrial, agrícola e de manutenção da unidade Paraíso. Em Catanduva, haverá coleta presencial no dia 12 de janeiro, sexta-feira, das 8 às 16 horas, no auditório do Paço Municipal. No dia 9, a atividade será na Câmara de Paraíso, das 8 às 15 horas. Haverá outras datas em Embaúba, Cajobi e Monte Azul.

Banco Mercantil

O limite de saque foi confirmado pelo Mercantil. O banco afirma que “visando à segurança dos clientes e em alinhamento com as melhores práticas de mercado”, reduziu o limite de saque para R$ 1.000 ao dia, tanto no guichê quanto no autoatendimento. A instituição reforça que pagamentos e serviços podem ser realizados de forma segura no próprio autoatendimento e outros canais digitais, como app e site. Esses meios, diz o Mercantil, impedem roubos de altas quantias na saída dos bancos. A novidade, entretanto, desagradou muita gente.

Vitória magra

O Catanduva Futebol Clube conquistou sua primeira vitória na Copinha 2024, na sexta-feira, 5, contra o Sparta, do Tocantins. Com um jogador a menos desde os 24 minutos do segundo tempo, o Santo conseguiu seu gol nos acréscimos, aos 49 minutos. O jogo terminou em 1 a 0, mantendo o time vivo na competição, na disputa por uma vaga para a próxima fase.

Amanhã

O próximo jogo e último desafio do Catanduva na primeira fase da Copinha é contra o Athletico Paranaense, adversário mais temido do grupo, que vai acontecer nesta segunda-feira, dia 8 de janeiro, às 15h30, no Estádio Silvio Salles. A entrada é de graça.

Professores

A Prefeitura de Bady Bassitt divulgou edital para contratação de professores por meio de processo seletivo de títulos. Serão preenchidas vagas temporárias e eventuais no ano letivo de 2024 para Educação Básica I e II. As inscrições vão de 8 a 16 de janeiro, com documentos entregues na Escola Municipal Prefeito João Matheus Telles, das 9 às 15 horas.

Hoje tem

O Vestibular da Fatec acontece neste domingo, com abertura dos portões às 12h15 e fechamento pontualmente às 13 horas. A prova terá redação e 54 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas. Em Catanduva, são três cursos disponíveis. Boa sorte aos candidatos!

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.