PENEIRA FINA - 06.11.25

Vídeo expõe problemas no transporte de pacientes

Uma idosa de 69 anos, de Catanduva, tem enfrentado dificuldades ao solicitar o transporte de pacientes oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Ela precisa do serviço duas ou três vezes por semana, devido a tratamentos e consultas, mas os veículos enviados pela Central de Ambulâncias não são acessíveis. Há poucos dias, ao agendar transporte para fisioterapia no Instituto Lucy Montoro, em São José do Rio Preto, ela foi surpreendida por um ônibus da Secretaria de Esportes na porta de sua casa. Com a perna amputada, ela não consegue subir escadas e precisa do veículo para cadeirante. A situação dramática foi exposta em vídeo veiculado ontem pelo jornal O Regional, que ultrapassou 30 mil visualizações em algumas horas.

Ouvidoria

O caso foi denunciado pela filha da paciente à Ouvidoria da Saúde. Segundo ela, ao agendar, é solicitado um veículo comum ou modelo acessível para cadeirante. O envio do micro-ônibus foi classificado por ela como descaso e humilhação. Em resposta, a Secretaria de Saúde afirmou que a demanda é grande em relação ao transporte de pacientes e que há quantidade limitada de veículos. “Estamos tentando encaixar dentro do que temos disponível”, indicou no documento.

Vai melhorar?

Em anúncio recente, a Secretaria de Saúde anunciou a aquisição de 10 novos veículos, incluindo duas ambulâncias, com capacidade para sete ocupantes e mais um cadeirante. A previsão é que eles sejam utilizados tanto dentro da cidade quanto em deslocamentos para outras localidades. Resta saber se o investimento será o suficiente para evitar que o caso triste se repita.

Surpresa

A decisão da Secretaria Municipal de Saúde de desqualificar o Hospital Mahatma Gandhi como organização social de saúde no âmbito do município causou surpresa para a nova diretoria da instituição. Ontem, os novos gestores buscam informações sobre o caso junto ao poder público.

Começa hoje

A partir desta quinta-feira, a Fenart - Feira Nacional de Artesanato e Artes Plásticas está de volta a Catanduva, depois de 15 anos, com programação que une tradição, criatividade e cultura ao ar livre. A abertura oficial será marcada pela apresentação da Bamuca - Banda Marcial Municipal de Catanduva, seguida do show do violonista Diego Figueiredo. A programação segue até o dia 16, com participação de cerca de 50 expositores e música todas as noites. A entrada é de graça.

Dengue

A Praça da República será palco de mobilização no próximo sábado, 8 de novembro, alusiva ao Dia D contra a Dengue, proposto pelo governo federal. As ações serão realizadas das 8h às 13h. Haverá pedágio educativo, orientações à população, distribuição de tapa-ralos e ações de bloqueio de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Doações

Moradores do Jardim Santa Rosa estão pedindo doações de enfeites natalinos para compor a tradicional festa natalina oferecida às crianças do bairro. Quem tiver árvores de Natal velhas, enfeites e qualquer tipo de pisca-pisca para doar pode entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp 17 99733-7503. As entregas podem ser feitas na rua Mococa, 111.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.