PENEIRA FINA – 06/09/2022

Campanha forte

Os candidatos a estadual de Catanduva deveriam colocar as barbas de molho (aqueles que porventura têm barba, é claro). O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Carlão Pignatari (PSDB), conseguiu construir uma coalização e tanto na cidade, em torno de sua candidatura. Do jeito que a coisa caminha, ele deve abocanhar uma quantidade expressiva de votos entre os eleitores catanduvenses.  

Vereador e ex-vereadores

Liderada pelo ex-vereador Julinho Ramos, a coalizão pró-Carlão em Catanduva já reunia nomes de peso como André Beck, Enfermeiro Ari, Ditinho Muleta e Gaúcho. Mas a coisa não para por aí: o grupo acaba de ganhar o reforço do vereador Alan Automóveis, que, aliás, sempre teve grande proximidade com Julinho, tendo sido seu vice em 2016, quando o atual secretário-geral da Alesp disputou a Prefeitura de Catanduva.  

Ponto fora da curva

Nos bastidores da política, a campanha de Carlão Pignatari é vista como um ponto fora da curva dentro do PSDB. Enquanto as projeções para o partido são pessimistas, os prognósticos sobre o presidente da Alesp são para lá de favoráveis. Tanto que ele é dado como um dos poucos nomes da legenda que serão eleitos com certeza. 

Carência de representatividade

Ele conseguiu arregimentar apoios diversos e fortalecer sua presença no Interior, em um cenário marcado pela baixa representatividade. O fato é que, na última eleição, a população optou por despejar seus votos em celebridades digitais e pessoas ligadas a candidatos majoritários como Eduardo Bolsonaro e Janaína Paschoal. Ambos se elegeram com milhões de votos, mas a cidade e a região ficaram sem representantes. Fortalecendo seu grupo e dialogando diretamente com as cidades, sem depender de prefeitos, Carlão acaba por suprir a carência de representatividade deixada pela última eleição.  

Zerbini

Outros que devem ter uma votação significativa em Catanduva, impulsionada pela regularização dos loteamentos da Associação Bom Pastor, são Marcos Zerbini e sua esposa Cleusa, ambos do PSDB. No caso de ambos, porém, a expectativa é de que o fenômeno seja mais localizado, entre os membros da entidade e seus familiares. O que não é nada ruim em termos de votos. Na última eleição, por exemplo, Zerbini teve mais votos do que seu colega de partido Marco Vinholi.  

Profusão de eventos cívicos

Na semana passada, o candidato a deputado estadual João César Moraes (PL) convocava, pelas redes sociais, seus apoiadores a participarem de uma manifestação no feriado do Dia da Independência, a ser realizada das 9h às 11h na praça da Matriz, com direito a uma missa pela Pátria, a ser celebrada no encerramento do ato. O convite foi postado nas redes e circulou pelos grupos de WhatsApp. Há dois dias, porém, eis que o candidato publicou em sua página no Facebook um vídeo convidando seus seguidores a participarem de uma carreata em Ribeirão Preto, com saída nas proximidades do estádio Santa Cruz, pertencente ao Botafogo. Detalhe: esse evento ocorrerá no dia 7 de setembro, às 8h.  

Será que dá tempo?

Como a manifestação em Catanduva estava marcada para as 9h do mesmo dia 7, resta saber se o candidato conseguirá participar da carreata em Ribeirão Preto, a tempo de chegar para o ato que ele mesmo convocou.  

Campanha lá

Para quem não sabe, Ribeirão Preto representa uma das principais bases da candidatura de João César a deputado. Dias atrás, ele compartilhou fotos ao lado de pessoas em seu comitê instalado na cidade, que tem mais de 450 mil eleitores, o que representa quase que a população de São José do Rio Preto (e mais que o quádruplo do eleitorado de Catanduva). Não é de se estranhar que o candidato tente se fortalecer lá.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.