PENEIRA FINA – 06.08.24

Conferência Municipal LGBT levanta polêmica e preconceito

A convocação da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras - LGBTQIA+ pelo prefeito Padre Osvaldo (PL) acarretou críticas da comunidade evangélica, tanto que o gestor de Gabinete da Prefeitura de Catanduva, Fernando Martins de Sá, manifestou-se em vídeo postado pelo próprio prefeito. Ele reforçou que os conselhos municipais têm autonomia para se reunir e deliberar algumas questões, mas que a legislação prevê que a convocação de tais atividades é feita pelo prefeito, o que inclui a conferência relacionada ao Conselho Municipal dos Direitos LGBT. “Padre Osvaldo ao convocar e editar esse decreto ele não está fazendo isso como padre e sim como prefeito na função institucional dele de prefeito. A obrigação dele é fazer a convocação”, afirmou.

Publicidade

Fernando de Sá afirmou que a publicidade dada ao tema é positiva para que a sociedade tome conhecimento e que aconteça o movimento social, para que as pessoas se posicionem. “Vai ter a conferência dia 28 (de novembro), é uma questão de direitos desse público, nós não estamos negando isso porque os direitos individuais, coletivos estão aí. Mas é também um momento para que a sociedade civil organizada, religiosa, cristã, se manifeste nessas conferências.”

Fim do prazo

As últimas convenções partidárias para as eleições de outubro foram realizadas no final de semana, em Catanduva. O PSD organizou a sua na noite de sexta-feira, 2, na Associação dos Fornecedores de Cana, para oficializar a candidatura de Ricardo Rebelato, enquanto o Republicanos reuniu-se em prédio na área central para declarar apoio a Padre Osvaldo (PL). Já no domingo, 4, Luciano Bugatti teve a candidatura confirmada pelo União Brasil, em um buffet. O prazo para realização desses encontros partidários terminou ontem, 5 de agosto.

Último dia

Terminam hoje as inscrições para o programa Qualifica SP - Meu Primeiro Emprego que oferece três cursos de qualificação com aulas presenciais na Fatec Catanduva: Rotinas de Recursos Humanos (manhã, com 30 vagas), Excel aplicado à área administrativa (30 vagas pela manhã e 25 vagas à tarde) e Ajudante de Logística (tarde, com 25 vagas). O público-alvo são os jovens de 16 a 24 anos de idade. O site para inscrição é https://www.qualificasp.sp.gov.br/.

Maria da Penha

As advogadas Luísa Helena Marques De Fazio e Maria Júlia Rodrigues representaram a OAB de Catanduva e a Comissão da Mulher Advogada no evento em alusão aos 18 anos da entrada em vigor da Lei Maria da Penha, promovido pela OAB-SP e Escola Paulista da Magistratura (EPM), na sexta-feira, 2, em São Paulo. Marco no combate à violência doméstica no Brasil e defesa das mulheres, a Lei Maria Da Penha chega à sua “maioridade” na quarta-feira, 7 de agosto.

Nova Polícia

O Governo de São Paulo enviou à Assembleia Legislativa projeto que cria a Polícia Penal no estado. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) tem atualmente a custódia de 201.233 presos, entre 182 unidades na capital e no interior. Além de unificar as categorias de Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) em uma única carreira, a nova legislação estabelece a Polícia Penal como órgão de segurança pública, elevando-a ao mesmo patamar de importância das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Reagendado

O evento de Observação Astronômica promovido pelo Instituto Federal de Catanduva foi reagendado para esta quarta-feira, dia 7, das 19 às 21 horas, no campus da instituição. A atividade de estava marcada para a quarta-feira passada, mas na ocasião houve imprevisto em relação à rede elétrica. O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.