PENEIRA FINA – 06/08/2022

Mudança de cenário

O cenário político regional foi abalado, anteontem, com a divulgação do vice na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB). O deputado federal Geninho Zuliani (UNIÃO), que é homem de confiança do governador, foi ungido para ser o escudeiro do neotucano. A saída do ex-prefeito de Olímpia da disputa pela Câmara Federal alterou significativamente os prognósticos para algumas candidaturas. Enquanto alguns festejam, outros choram.  

De estadual para federal

O ex-prefeito de Santa Adélia Marcelo Hercolin é um dos que foram diretamente afetados pela candidatura de Geninho a vice-governador. Inicialmente, o ex-diretor da CDHU disputaria uma cadeira na Assembleia Legislativa, fazendo dobrada com Zuliani. Uma das principais bases de sua candidatura seria justamente Catanduva, onde ele tem procurado fortalecer suas relações. Em 2020, inclusive, chegaram a cogitar sua participação na eleição municipal, hipótese que acabou não se concretizando. Agora, Hercolin tentará dar um salto ainda maior na carreira, candidatando-se a deputado federal.  

Prós e contras

A tarefa para Hercolin não será nada fácil, já que, em geral, a votação necessária para se eleger deputado federal tende a ser bem maior. Em alguns casos, estamos falando de mais de 100 mil votos. Mas não há como prever nada com tanta antecedência. Em contrapartida, o ex-diretor da CDHU deve “herdar” uma ampla rede de apoiadores de Geninho, que vinha fazendo uma pré-campanha forte nos últimos tempos.  

No palanque de Lula?

As negociações eleitorais ocorridas nos últimos tempos têm criado situações inusitadas, não apenas em nível nacional, mas também local. Há alguns dias, o ex-presidente Lula tem negociado com candidatos da chamada “Terceira Via”, que vão mal na pesquisa, tentando convencê-los a abandonar a disputa e apoiá-lo. Entre os partidos que estão sendo assediados pelo petista está nada menos que o União Brasil, fruto do casamento de DEM e PSL. Isto mesmo: a legenda que elegeu Jair Bolsonaro, em 2018.  

Como fica em SP? 

A possível aliança do União Brasil com Lula, já no primeiro turno, está sendo costurada pelo presidente da sigla, Luciano Bivar, que é pré-candidato ao Executivo Federal. Se o namoro vingar, teremos situações para lá de bizarras, como o ex-juiz Sérgio Moro ostentando o nome e o número do petista em seu material de campanha, no Paraná. Em São Paulo, se o casamento vier a se confirmar, o próprio Rodrigo Garcia acabaria sendo convertido em aliado de Lula. Resta saber se isso agradará os candidatos, a maioria com perfil mais à direita.  

Se bem que...

Recordar é viver, já dizia o poeta. E quem tem memória vai se lembrar que se unir eleitoralmente ao PT é algo que talvez não venha a causar traumas a Marcelo Hercolin. Quando se elegeu prefeito de Santa Adélia pelo DEM (que, na época, já fazia forte oposição ao partido de Lula), ele teve como vice o petista Euclides Balancin.  

Avenida eleitoral

A saída de Hercolin da disputa por uma vaga na Alesp beneficia os candidatos que orbitam o tucanato e fazem campanha colados no Governo Estadual. Outro que também deve ser favorecido é o ex-presidente da Câmara Municipal de Olímpia e dirigente sindical Hilário Ruiz, que será candidato a deputado federal pelo PSB de Márcio França. Ele será o único representante da estância turística na eleição para o Congresso Nacional.  

Marcos Pontes 

Por falar em Olímpia, quem estará na Cidade Menina, amanhã, é o candidato ao Senado Marcos Pontes (PL). Ele participará de diversas atividades que incluem motociata, palestra e almoço com os apoiadores. O ex-ministro e astronauta marcou os candidatos João César Moraes e Roberto Cacciari Filho no story de divulgação do evento. Os dois catanduvenses disputam, respectivamente, vagas na Alesp e na Câmara Federal.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.