PENEIRA FINA – 06.07.23

Decisão da Justiça coloca aumento do número de vereadores em risco

A Câmara de Catanduva precisará se defender na ação popular que teve liminar deferida pela Justiça, nesta quarta-feira, 5, em desfavor do Legislativo. Foi determinada, ao menos temporariamente, a manutenção do número de 13 vereadores, com multa fixada ao presidente Marquinhos Ferreira (PT) caso qualquer gasto seja assumido visando à pretensão de aumentar o número de cadeiras para 2025. Pesou na decisão a suspeita sobre a real constitucionalidade de artigo da Lei Orgânica do Município que possibilita que a mudança do número de cadeiras seja feita por meio de decreto legislativo, que tem votação facilitada dentro da Casa de Leis. Vale lembrar que os próprios vereadores, na atual legislatura, alteraram essa legislação justamente com a intenção de que o trâmite fosse rápido, sem audiência pública, como realmente ocorreu.

E o Censo?

A reportagem de O Regional questionou a Câmara de Catanduva, anteontem, sobre como ficaria o número de cadeiras da casa para a próxima legislatura diante do resultado do Censo Demográfico, que contabilizou 115 mil moradores na cidade e não 123 mil como estimava o IBGE. O número mais alto possibilitaria 19 vereadores, como fixou a Câmara, ao passou que o outro, inferior a 120 mil habitantes, reduz para 17 o número máximo de parlamentares no município. Não houve resposta até o fechamento desta edição.

Em São Paulo

O prefeito Padre Osvaldo (PL) cumpriu agenda de reuniões em São Paulo, ontem. Dentre os compromissos, esteve na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, acompanhado pelo vereador Maurício Riva (PDT). “Na ocasião, assinamos convênio do programa Município Agro e também o aditamento do programa Melhor Caminho. Fomos recebidos pelo secretário Antônio Júlio Junqueira e sua equipe. Conversamos sobre outras ações com possibilidade de execução em parceria, visando potencializar o Agro em nosso município”, escreveu.

Ação social

Padre Osvaldo também anunciou, depois de receber a visita do jogador Alex Sandro, que joga pela Juventus, da Itália, e já vestiu a camisa da Seleção Brasileira, que ambos estão alinhando uma ação social para ser realizada no bairro Bom Pastor. Não foram divulgados mais detalhes.

950 badaladas

O HCC registrou nesta quarta, 5 de julho, o Sino da Esperança de número 950. Ele foi tocado por Ermínia de Lurdes Alonso do Santos, de Catanduva, que completou o ciclo no tratamento do câncer de mama. Ela descobriu a doença em janeiro e passou por cirurgia e 15 sessões de radioterapia. Tudo começou, aliás, ao sentir um caroço no seio. A família da paciente acompanhou o momento, que simboliza a conclusão de etapa do tratamento oncológico.

Troca de bomba

A Superintendência de Água e Esgoto - Saec executa a troca da bomba do poço profundo da Unidade de Captação da Birigui. A unidade tem capacidade de extrair 260m³ de água por hora. Apesar dos serviços, não houve desabastecimento para a região atendida pelo poço, graças à interligação de redes entre as unidades, que permite manobras entre as captações.

Atropelamento

A Prefeitura de Rio Preto decidiu instalar grades e construir mais uma lombofaixa no Terminal Urbano, a fim de prevenir novos acidentes no local. Na manhã de terça-feira, 4, uma mulher de 31 anos foi atropelada por um ônibus. Dez dias antes, um adolescente morreu após ser atingido por um veículo do transporte coletivo. Em Catanduva, não houve registros do tipo.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.