PENEIRA FINA – 06.02.25

Retomada das sessões marca aproximação entre Câmara e Prefeitura

A primeira sessão ordinária realizada pela Câmara de Catanduva, na terça-feira, 4, mostrou que Legislativo e Executivo estão em sintonia, depois de longo tempo. Desde a posse de Marcos Crippa (PL) como presidente da Casa de Leis, a nova postura já havia sido anunciada e, com a retomada das sessões, foi mais do que comprovada. O prefeito Padre Osvaldo (PL), num gesto quase inédito, permaneceu na Câmara durante a sessão inteira, de ponta a ponta. Depois eles, o prefeito e Crippa, até divulgaram vídeo conjunto enaltecendo a aproximação entre os poderes. Na composição das comissões permanentes e nas primeiras votações, também ficou nítido que Padre Osvaldo poderá ter uma base de apoio mais organizada e sólida neste segundo mandato.

Organização

Uma coisa é certa. O presidente da Câmara de Catanduva, Marcos Crippa, demonstra experiência em comandar o Legislativo. Quem se recorda de seus mandatos passados, a ordem e cumprimento do regimento eram a ferro e fogo e, desta vez, não será diferente.

Inconstitucionais

A Câmara de Catanduva já foi considerada uma das que mais produziam leis inconstitucionais. Na gestão de Crippa, ele decidiu barrar projetos que o Jurídico da Casa considerasse vício de iniciativa, ou seja, que não pudessem ser propostos pelos vereadores. A medida deve retornar neste mandato, evitando todo aquele trâmite de aprovar, Executivo vetar, a Câmara derrubar o veto e a Prefeitura entrar com ação no Judiciário para que a lei não seja colocada em prática.

Estranhamente

As comissões permanentes da Câmara de Catanduva foram definidas nesta terça-feira. Curiosamente, os dois vereadores do PT, Marquinhos Ferreira e Taise Braz, não ingressaram em nenhuma das comissões. Será que o partido perdeu sua força em Catanduva?

Pela ordem

Passados mais de 20 anos com a presença de Luis Pereira na Câmara, que não foi eleito para a atual legislatura, a pergunta agora é: quem vai assumir o icônico momento da frase "que a votação a ser dada ao artigo primeiro seja extensivo aos demais artigos" que ele proferia sempre que necessário durante as sessões? Também era dele a responsabilidade de pedir que as indicações fossem encaminhadas diretamente ao Executivo, sem necessidade de leitura.

Críticas

O empresário Ricardo Rebelato tem usado suas redes sociais para fazer críticas à administração de Catanduva. Em suas publicações, ele cita a situação do asfalto em diversas ruas, cobra por limpeza e manutenção em áreas públicas e a limpeza dos córregos e no rio São Domingos. Neste último caso, ele utilizou um drone para mostrar assoreamento e apontar risco de enchente.

Mutirão

A Prefeitura de Paraíso realizou Mutirão de Combate à Dengue e, em apenas uma semana, identificou 196 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação envolveu agentes comunitários de endemias e agentes de saúde. Ao longo do mês de janeiro, mais de 300 criadouros foram eliminados a partir desse trabalho. O número é considerado alarmante.

Solidariedade

Embaúba se prepara para mais uma edição dos eventos solidários em prol do Hospital de Câncer de Catanduva (HCC). Nos dias 22 e 23 de fevereiro serão realizadas a 2ª Quermesse e o 4º Leilão de Gado com o objetivo contribuir com o custeio do tratamento oncológico dos pacientes.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.