PENEIRA FINA – 05.12.24

Saúde confirma ações de prevenção do HIV e outras ISTs

A Secretaria de Saúde de Catanduva intensificará as ações de conscientização e prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, ao longo deste mês, o Dezembro Vermelho. Há apenas dois dias, afirmamos neste espaço que a administração pública não fez qualquer menção ao Dia Mundial da Luta contra a Aids. A resposta à crítica, felizmente, vem com atitudes práticas e atendimento à população. Segundo o setor, o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento e as unidades de saúde realizarão atividades de educação em saúde e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. O objetivo é ampliar o número de pessoas que conhecem seu status sorológico e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico. O teste é feito com um furinho no dedo e leva cerca de 30 minutos para ficar pronto, com resultado sigiloso.

Ouro na Saúde

O prefeito Padre Osvaldo anunciou, ontem, que Catanduva recebeu o Selo Ouro de Excelência, concedido pelo Grupo Desenvolve, especialista em gestão de saúde, após avaliação dos índices nacionais do Ministério da Saúde. “Nos últimos 12 meses, alcançamos 91,5% de cumprimento dos indicadores e requisitos obrigatórios, refletindo um avanço significativo de 11,5% em relação a 2023”, escreveu Padre Osvaldo, ao celebrar o reconhecimento.

Ouro na Educação

Catanduva também conquistou a medalha de ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, depois de ficar na faixa mais alta de pontuação. O resultado seria divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, 5, mas acabou “vazando” ontem, sendo inclusive celebrado por muitos municípios. Os detalhes a gente traz nas próximas edições.

Notícia ruim

Catanduva chegou a 11 mortes causadas pela dengue, neste ano. A vítima mais recente é uma mulher de 57 anos, que morava no Alto da Boa Vista e tinha doença renal crônica. Apesar da confirmação sair agora, ela faleceu no dia 21 de junho. De janeiro até agora, a cidade contabilizou 6.860 casos da doença e ainda tem 309 em investigação. Há mais um óbito suspeito.

Ronda Rural

A Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou o patrulhamento rural, realizando rondas diárias para garantir a segurança das famílias que vivem no campo. A ação visa não apenas proteger as propriedades, mas também fortalecer o vínculo com os moradores, criando ambiente mais seguro e acolhedor. Atualmente, cerca de 450 propriedades rurais estão mapeadas pela GCM.

Agenda cheia

O final de semana terá agenda cheia em Catanduva, já no clima natalino. Além da abertura da programação do “Natal com Vida”, nesta sexta-feira, 6, às 20 horas, na praça da Igreja Matriz, com show da dupla César Menotti & Fabiano, a cidade terá vários eventos abertos ao público. Um deles será o concerto da Banda Sinfônica de Catanduva, com clássicos natalinos e participação especial de solistas, que acontece sábado, dia 7, às 20h30, também na Matriz.

TEApoio

O grupo de mães TEApoio, de Catanduva, está preparando a Festa Luzes do Espectro para que as crianças com autismo possam celebrar a chegada do Natal. Para realizar o evento, elas buscam doações de qualquer valor. Quem quiser ajudar pode utilizar o pix claudiajacy@hotmail.com. Quem preferir contribuir de outra forma, o telefone para informações é 17 98835-5973.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.