PENEIRA FINA - 05.10.25
Fechamento da agência da Caixa mostra caminho sem volta
A agência da Caixa Econômica Federal localizada na avenida Eng. José Nelson Machado, esquina com a rua Elisiário, em Catanduva, fechará suas portas nos próximos dias. O atendimento ao público será realizado até 17 de outubro. Depois os clientes e os empregados serão migrados para as outras duas agências do banco, na Praça da República e na rua Minas Gerais, na área central. A informação foi repassada aos clientes e prestadores de serviços – e pegou até mesmo o sindicato da categoria de surpresa. Infelizmente, trata-se de um caminho sem volta. Pouco a pouco, os bancos tradicionais vêm fechando agências e levando seus clientes para o digital.
Passado recente
Em menos de 10 anos, Catanduva perdeu pelo menos cinco agências que tinham tradição na cidade. O Bradesco fechou a agência da av. Eng. José Nelson Machado, em 2023. Anos antes, o Banco do Brasil fechou duas unidades, uma na rua Minas Gerais e outra na 7 de Setembro. O Itaú também encerrou dois pontos de atendimento, um na rua Minas Gerais e outro na rua Alagoas. O processo também se repete na região e, hoje, há cidades sem nenhuma agência.
Silêncio
Terminado o mês de setembro, veio a calmaria com relação ao tema IPTU. O entendimento é que o prefeito Padre Osvaldo (PL) precisaria ter encaminhado à Câmara o projeto de lei que trata sobre o assunto de forma a respeitar a noventena, ou seja, precisaria ter a matéria aprovada, sancionada e publicada 90 dias antes do final do ano para que a lei vigore em 1º de janeiro.
Abandono
A Guarda Civil Municipal, em parceria com o EMCAa, intensificou as ações de fiscalização e limpeza em imóveis abandonados denunciados pela população. Nos últimos dias, foram registradas ocorrências de uso irregular e riscos à segurança em diferentes bairros da cidade como Centro, São Francisco e Vila Rodrigues. As denúncias resultaram em vistorias, registros e ações conjuntas para eliminar focos de risco. Os telefones são 153 ou WhatsApp 17 3531-5300.
Consecana
A Canaoeste, em parceria com a Orplana, realizará evento de esclarecimento sobre o status da revisão do Consecana. O encontro será no dia 14 de outubro, terça-feira, às 9h30, no Centro de Convenções de Catanduva. A reunião terá a presença de membros do grupo revisor e entre os participantes estão José Guilherme Nogueira, membro do Consecana e CEO da Orplana, e Gustavo Rattes de Castro, presidente do Consecana-SP e da Orplana.
Retardante
O incêndio que atingiu a Floresta do Noroeste Paulista, em Rio Preto, foi extinto na quinta-feira, graças ao uso do retardante do fogo, adquirido pela Defesa Civil de São Paulo. Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Fundação Florestal atuaram no local desde a segunda-feira, dia 29. O retardante foi utilizado com o uso de um avião. A substância é um fertilizante que reduz em 5 vezes o tempo de combate ao fogo. A área atingida está sendo monitorada.
Parece reprise
Um trem carregado com milho descarrilou na quinta-feira, em Araraquara. O acidente envolveu 30 vagões e, apesar do impacto, ninguém ficou ferido. Uma possível falha em um dos engates pode ter causado o descarrilamento, mas as causas oficiais ainda serão investigadas. Foi o segundo acidente ferroviário registrado em Araraquara em apenas sete dias. No dia 25 de setembro, outro trem da Rumo, também com milho, descarrilou após colisão com um caminhão.
Autor