PENEIRA FINA – 05.09.24
Quatro candidatos a prefeito estão com candidaturas deferidas
O portal do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, em acesso feito ontem, mostra que quatro das cinco candidaturas a prefeito de Catanduva estão deferidas. É o caso de Padre Osvaldo (PL), Beth Sahão (PT), Ricardo Rebelato (PSD) e Nilton Candido (Solidariedade), faltando apenas o deferimento para Luciano Bugatti (União Brasil), cujo pedido ainda aguarda julgamento. A situação dos partidos, federações e coligações dos cinco candidatos está regularizada, segundo o TSE.
Vereadores
Mais de 30 candidatos a vereador de Catanduva estão com a situação pendente junto à Justiça Eleitoral. Eles ainda precisam apresentar documentos para ter a candidatura deferida. Mas também há entre eles algumas situações consideradas difíceis ou até irreversíveis, devido a pedidos de impugnação. Ao todo, foram feitos 235 pedidos de registros de candidatura.
Recursos
De acordo com o Cartório Eleitoral, os candidatos que estão com registro indeferido em prazo recursal terão seus nomes na urna e os votos direcionados a ele ficarão sub judice. A não ser que a sentença transite em julgado antes da preparação das urnas, prevista para 20 de setembro; neste caso, o candidato nem terá a chance de disputar a preferência dos eleitores.
Família dividida
Padre Osvaldo postou fotos ao lado do empresário Roberto Cacciari, que foi vice-prefeito na segunda gestão de Afonso Macchione Neto. “Ficamos muito felizes em ter pessoas como o Roberto ao nosso lado”, escreveu, nas redes sociais. Já Dr. Beto Cacciari, filho do empresário e candidato a prefeito de Urupês, declarou apoio à candidatura de Ricardo Rebelato (PSD).
Rolo partidário
Aliás, Dr. Beto Cacciari é candidato pelo PL em Urupês e apareceu em vídeo veiculado por Rebelato ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), com ambos apoiando o empresário. Esse episódio desencadeou uma queda de braço na Justiça Eleitoral, com Padre Osvaldo tentando barrar a aparição de militantes do PL na campanha eleitoral de Rebelato.
Ex-prefeitos
Três ex-prefeitos estão ativos nesta campanha eleitoral. Afonso Macchione Neto declarou apoio a Ricardo Rebelato para a prefeitura e se tornou cabo eleitoral do ex-vereador Cidimar Porto (PSD), que tenta voltar à Câmara. Enquanto isso, Carlos Eduardo de Oliveira Santos é apoiador do prefeito Padre Osvaldo. Já Beth Sahão tem, é claro, a parceria do seu irmão Félix Sahão Jr.
Reviravolta
O Ministério Público Eleitoral requereu o indeferimento do pedido de registro de candidatura de Itamar Borges (MDB) a prefeito de Rio Preto. O candidato foi condenado em 2ª instância Tribunal de Justiça de São Paulo em 2016 por improbidade administrativa e a decisão foi mantida em apelação julgada no dia 26 de agosto. Sem reverter a sentença, ele ficará inelegível por 8 anos.
Independência
Os postos do Poupatempo em todo o Estado estarão fechados no próximo sábado, 7 de setembro, feriado nacional do Dia da Independência do Brasil. As atividades presenciais nas 243 unidades em funcionamento serão retomadas na segunda-feira, dia 9, mediante agendamento prévio. Durante o feriado, os serviços digitais permanecem disponíveis à população.
Autor