PENEIRA FINA – 05.05.24

Defesa Civil aguarda diretrizes para liderar força-tarefa na cidade

A Coordenadoria de Defesa Civil de Catanduva deve iniciar, nos próximos dias, uma força-tarefa para coletar doações em favor dos desabrigados do Rio Grande do Sul. O órgão aguarda as diretrizes da Defesa Civil Estadual que, neste momento, está direcionando esforços ao auxílio ao estado vizinho para busca e salvamento de pessoas ilhadas e em risco de morte. Equipes do Corpo de Bombeiros, cães farejadores e grupamento aéreo estão em atuação na região sul do país. A coleta de donativos deverá ser feita em conjunto com o Fundo Social de São Paulo.

Concurso adiado

O Governo Federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que seriam aplicadas neste domingo, 5, em todo o país. A decisão foi tomada em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que alagaram cidades, destruíram moradias e deixaram inúmeras vítimas. A nova data ainda não foi definida.

Duas mortes

Enquanto a região de Catanduva soma oito mortes pela dengue no ano, conforme reportagem desta edição, a Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou as primeiras mortes pela doença em 2024. A primeira foi registrada no dia 30 de março, tendo como vítima uma mulher de 54 anos. O segundo óbito foi no dia 10 de abril: uma mulher de 49 anos. Ambas tinham comorbidades.

Postinho fechado

Começa nesta segunda-feira, 6, a reforma da Unidade de Saúde do Lunardelli. Por conta dos serviços, o posto permanecerá fechado por cerca de 60 dias. Os usuários do local devem procurar a UBS do Parque Glória III, localizada na rua Guariba, 913, para demandas que não podem aguardar o retorno das atividades. Os atendimentos dentários já agendados serão absorvidos pelo Centro de Especialidades Odontológicas. Em caso de urgência, é preciso procurar a UPA.

Mais água

A Superintendência de Água e Esgoto - Saec contabiliza avanço de 40% nas obras de perfuração do poço profundo do Alto da Boa Vista. O investimento é calculado em R$ 6 milhões para reforçar o abastecimento de água nessa região da cidade e, também, em outras localidades, levando em conta a estrutura interligada dos reservatórios. Aliás, o prefeito Padre Osvaldo (PL) esteve no local, na sexta-feira, 3, para conferir o andamento do trabalho. Voltaremos ao assunto.

Falando isso

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu pela improcedência de representação apresentada contra concorrência pública realizada pela Saec para execução e/ou substituição de ramais prediais de água e esgoto e montagem de cavalete. O contrato é de 2022 e teve valor de R$ 2,8 milhões. A Corte julgou regular, com recomendações, a licitação, o contrato e seus aditivos.

Fórum Social

O Sub-regional Ribeirão Preto 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), constituído pelas Dioceses de Barretos, Catanduva, Jales, Rio Preto e Votuporanga, realiza o Fórum Social neste final de semana. O evento é sediado na Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião, no bairro Eldorado, em Rio Preto, com mais de 200 agentes. O Fórum Social dará atenção especial à ação sociopastoral com a população em situação de rua e produzirá uma carta manifesto.

Últimos dias

Quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez tem até a próxima quarta-feira, 8 de maio, para tomar providências a tempo de votar nas eleições municipais de outubro. Para ajudar esse público, hoje tem plantão no Cartório Eleitoral de Catanduva das 11 às 17 horas. Nos próximos dias, o atendimento vai das 9 às 17 horas.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.