PENEIRA FINA - 05.04.26
Catanduva ‘escapa’ de fiscalização surpresa em escolas
Fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na semana passada flagrou material escolar armazenado entre sujeira e mofo, livros didáticos empilhados longe dos alunos e uniformes que se desfazem ao toque. A operação mobilizou 379 servidores para varredura simultânea em 300 municípios paulistas, tendo como ponto central escolas administradas pelas prefeituras. Desta vez, Catanduva não estava entre os alvos. De acordo com o TCE, o objetivo foi auditar a eficiência da gestão e a logística de distribuição para garantir que os itens adquiridos cheguem em bom estado aos alunos. Para isso os auditores avaliaram desde as condições de armazenamento até o rigor nos registros de entrada e saída. O resultado, porém, ficou bem distante do ideal e foi considerado um “apagão administrativo na gestão de insumos”.
Alvos na região
Entre as 300 cidades fiscalizadas, algumas estão na região de Catanduva: Catiguá, Ibirá, Paraíso, Santa Adélia e Tabapuã. Os resultados individuais serão divulgados pelo TCE nesta segunda-feira, 6 de abril, com live no YouTube, tendo como público-alvo os servidores municipais das Secretarias de Educação, controladores internos, conselhos sociais e demais interessados.
Fornecedores
A Prefeitura de Catanduva ainda não conseguiu sanar os problemas relacionados ao Hospital Mahatma Gandhi, já que as cobranças dos ex-colaboradores pelo pagamento da multa do FGTS continuam, e outro problema parece se aproximar. Isso porque fornecedores da UPA e das unidades de saúde também estão sem receber por serviços prestados. A reclamação é que nem o Mahatma Gandhi, tampouco o poder público, se manifestam. Voltaremos ao assunto.
Último dia
Termina neste domingo, 5 de abril, a visitação na Villa dos Coelhos na Praça 9 de Julho. O local oferece ambiente temático, colorido e cheio de atividades para encantar a família toda, incluindo o Trenzinho dos Coelhos. O funcionamento será das 9h às 12h e das 14h às 22h.
Recuperação Ambiental
O 2º Encontro de Restauração Florestal será realizado na Apta Regional de Pindorama na quarta-feira, dia 8 de abril, das 8h às 18h30. O evento reúne especialistas, pesquisadores e profissionais da área para discutir soluções sustentáveis, compartilhar experiências e fortalecer ações de recuperação ambiental na região. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Catanduva confirmou presença.
Retomada
As agências bancárias de todo o país ficaram fechadas na sexta-feira, feriado nacional de celebração da Paixão de Cristo. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os boletos de cobrança e contas como água, energia e telefone que venceram no feriado podem ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil – ou seja, amanhã.
Prorrogação
Falando em bancos, o Banco do Brasil decidiu prorrogar até 30 de abril o prazo das condições especiais para renegociação de dívidas, após o bom desempenho das negociações realizadas ao longo de março. No mês passado, a instituição renegociou R$ 1,7 bilhão, resultado de mais de 180 mil acordos firmados com clientes em todo o país.
Autor