PENEIRA FINA – 05/04/2022

SETE MATÉRIAS

A Câmara Municipal de Catanduva realiza logo mais, às 17h30, a sua 52ª sessão ordinária desta legislatura. Na ordem do dia, constam sete projetos de lei que serão analisados e votados em primeira discussão. Apenas um é do Executivo. 

ROÇAGEM

Ontem, o prefeito Padre Osvaldo (PSDB), em vídeo postado nas redes sociais, mostrou o trabalho de roçagem na avenida José Nelson Machado e pediu a compreensão da população, pois o trabalho está sendo realizado com a equipe própria da Prefeitura. “A demanda é muito maior e nós temos uma licitação para serem contratadas mais de 80 pessoas. Essa licitação está em um processo burocrático há mais de quatro meses e por situações jurídicas, temos que aguardar mais um período, para que a empresa vencedora seja contratada.”

MAIS COLABORADORES

Ainda no vídeo, o Chefe do Executivo salientou que, com a contratação, a Prefeitura terá colaboradores suficientes para cuidar da cidade do jeito que ela merece, com todos os cuidados necessários. “Cuidar da cidade é nossa obrigação”, frisou o prefeito. 

MATO ALTO

Mas ao andar pela cidade, e nos bairros, muita gente observa que essa obrigação não está sendo cumprida à risca. No último domingo, na realização de alguns eventos que fizeram parte do calendário de aniversário do município, visitantes de Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo puderam conferir “in loco” o mato alto que fazia parte da paisagem. Faltou uma conversa afinada com a Secretaria do Meio Ambiente para dar um “tapa no visual” e, assim, poderia ter evitado essa “vergonha” para a cidade.

LISTA DE PEDIDOS

Atualmente, os requerimentos e indicações dos vereadores catanduvenses são, em sua grande maioria, pedidos de tapa-buracos, roçagem de mato alto e melhorias nos bairros. Mas será que estão sendo atendidos???

HOMENAGEM

O flamenguista Richard Casal, secretário de Administração do governo municipal, foi agraciado (a palavra é antiga, mas combina com a idade do homenageado) com o Certificado de Honra ao Mérito dado pela Liga Catanduvense de Futebol. A homenagem a Casal foi pelo reconhecimento do constante apoio dado ao esporte amador e uma placa foi entregue pelo presidente da Liga, Reginaldo Garisto, e pelo prefeito Padre Osvaldo, durante a competição do Torneio 1º de Maio. Podemos dizer que, no futebol, Richard é um bom reserva. Te cuida Messi!

TARCÍSIO EM RIO PRETO

O ministro da Infraestrutura e pré-candidato a governador de São Paulo pelo Republicanos, Tarcísio de Freitas, marcará presença na região no próximo sábado, dia 9 de abril. Ele participará do primeiro Encontro Regional do Republicanos do estado após sua filiação ao partido. O evento está marcado para as 10 horas, no Ipê Park Hotel. Os organizadores do evento são o deputado federal Marcos Pereira, o presidente do Diretório de Rio Preto, Diego Polachini, o coordenador Cleber Tavares e a Coronel Helena, que disputou as eleições para a Prefeitura de Rio Preto. Ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para disputar o governo de SP nas eleições de 2022.

AUMENTO DE SALÁRIO

O Jurídico da Prefeitura pira.... O presidente da Câmara de Rio Preto, Pedro Roberto (Patriota), promulgou projeto de lei complementar que eleva o salário do prefeito Edinho Araújo (MDB), do vice Orlando Bolçone (União Brasil) e de secretários municipais em 11%. A lei entrou em vigor no último sábado e com um belo detalhe: com efeito retroativo a fevereiro. Com isso, o vencimento do chefe do Executivo passa de R$ 17,1 mil para R$ 19 mil.

PESQUISA PARA GOVERNADOR

Levantamento realizado pelo Paraná Pesquisa no estado de São Paulo revela uma novidade: na pesquisa espontânea, quando o eleitor manifesta em quem pretende votar sem consultar lista de candidatos, o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas é o líder, com 5,4%. Fernando Haddad (PT) está em segundo lugar, com 3,5%, Márcio França (PSB) em terceiro com 1,8% e João Doria, que não é candidato, aparece com 0,7%. O atual governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB), este sim, candidato à reeleição, aparece em sexto, com 0,3%.

ESTIMULADA

No levantamento estimulado, em que uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor, Haddad assume a liderança no Cenário 1, o mais provável, com 30,2% das intenções de voto, seguido por França (17,1%) e Tarcísio, que soma 12,6%. Neste cenário, a deputada Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, aparece em quarto lugar com 4,2%, à frente de Rodrigo Garcia, com 3,6%, Vinícius Poit (0,9%), Felício (0,8%) e Abraham Weintraub (,05%). O Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 1.820 eleitores em 78 municípios paulistas, entre os dias 27 e 31 de março. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP-07095/2022.

A FRASE

“A beleza não está nem na luz da manhã nem na sombra da noite, está no crepúsculo, nesse meio tom, nessa incerteza.” (Lygia Fagundes Telles (1923-2022) escritora brasileira. Autora de contos e romances, recebeu o Prêmio Camões em 2005 e foi indicada para o Prêmio Nobel da Literatura em 2016. Faleceu no último domingo, aos 98 anos)

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.