PENEIRA FINA – 05.03.23

Governo municipal faz reunião com a Rumo

Nesta semana, o prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), divulgou fotos de uma reunião feita entre membros de seu governo e representantes da empresa Rumo Logística, que opera a malha ferroviária na região. O teor exato da conversa não foi divulgado. O prefeito falou algumas vezes em grandes projetos, mas não especificou quais seriam e como beneficiariam a população. Pode ser que, nos próximos encontros, algo de mais concreto seja formalizado e apresentado pela prefeitura.

E a retirada dos trilhos?

A grande expectativa em Catanduva gira em torno da retirada dos trilhos da área urbana. Porém, pelas recentes obras anunciadas pela concessionária na região, esse projeto fica parecendo cada vez mais distante. Em Catiguá, por exemplo, a Rumo deverá custear as obras de um viaduto para substituir a passagem em nível, hoje existente na avenida José Zancaner. Esse investimento é parte de um pacote de compromissos assumidos pela empresa, para conseguir renovar a concessionária da malha ferroviária. Diante de todas essas obras, que vão adequando aquilo que já existe, será que a Rumo topará gastar dinheiro e um desvio imenso nos trilhos para concretizar a retirada dos trilhos? Quem viver verá.

Pauta tranquila

A pauta desta semana da Câmara Municipal aparenta estar muito tranquila. Apenas três projetos constam na ordem do dia da próxima sessão ordinária. Nesse cenário, é quase certo o retorno do “pinga-fogo”, momento em que os vereadores têm direito a usar a tribuna por dez minutos, para tratarem de temas diversos.

Cães e gatos

Entre os projetos que serão analisados em primeira discussão está o do presidente Marquinhos Ferreira (PT), que prevê a instalação de comedouros, bebedouros e abrigos para animais em espaços públicos, como praças e calçadas. A manutenção e o abastecimento dessas estruturas seriam feitos mediante parcerias com entidades, empresas e moradores. A ideia é garantir alimentação e abrigo para cães e gatos em situação de rua.

Dia da Mulher

Nesta semana, a Câmara Municipal vai sediar o evento “Desafios da Mulher Catanduvense – Olhares Plurais”. O encontro é organizado pelo mandato da vereadora Taise Braz (PT) e conta com apoio de entidades como Rotary Club, Comissão da Mulher Advogada da OAB, Guarda Civil Municipal, Movimento Negro de Catanduva, Conselho Municipal dos Direitos dos LGBTs, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Grupo de Mães TEApoio, Projeto Nóis da Rua, entre outras lideranças femininas. O evento será no plenário do Legislativo, no dia 8, a partir das 17h30.

Linhas intermunicipais

O vereador Gordo do Restaurante (PSDB) protocolou requerimento solicitando que a prefeitura interceda junto ao Expresso Itamarati pela retomada de linhas intermunicipais que teriam sido desativadas pela empresa. Desde a pandemia, com as medidas de isolamento social, as empresas de transporte afundaram em uma grave crise, devido à falta de passageiros. Em todo o país, inúmeras linhas sofreram redução no número de carros e nas viagens, enquanto outras simplesmente deixaram de operar. Isto para não falar na quebradeira geral no setor. O problema tornou-se mais grave justamente nas empresas que operam linhas suburbanas, que são muito utilizadas por trabalhadores que atuam em cidades próximas. Quem tem carro pode ainda suprir a ausência de ônibus. Já quem não tem – e não consegue arranjar carona – acaba ficando impossibilitado de continuar trabalhando. Em tempos de crise econômica e desemprego, esse tipo de situação tende a agravar ainda mais o drama da população, especialmente a de menor renda.

Proteção à mulher

Luís Pereira (PSDB) apresentou requerimento solicitando a criação de um serviço voltado para vítimas e testemunhas de violência doméstica, que operaria junto ao Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Seria um canal para acolher denúncias e oferecer orientações sobre como agir, diante de um caso de agressão.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.