PENEIRA FINA – 05.02.25
Prefeitura nega aumento no IPTU e divulga perguntas e respostas
A Prefeitura de Catanduva divulgou esclarecimento sobre o IPTU 2025, que tem como primeiro vencimento o dia 17 de fevereiro. No comunicado, o governo municipal reforçou que não foi aplicado aumento, mas apenas a correção imposta por lei, baseada no IPCA, que foi de 4,42%. “Isso significa que, se não houve mudança no padrão de construção, ampliação ou qualquer alteração no imóvel, nenhum contribuinte teve reajuste acima dos 4,42%”, garantiu. O texto ainda lembra que os carnês já estão sendo entregues pelos Correios, tendo apenas a parcela única ou a primeira parcela no documento físico. Quem optar pelo parcelamento pode baixar as parcelas restantes pelo site da prefeitura ou procurar pela Central de Atendimento.
Taxa de Conservação
No ano passado, a Prefeitura efetuou a devolução de valores através de desconto no IPTU, devido à compensação dos valores pagos indevidamente referentes à Taxa de Conservação de Acesso, cobrada entre 2019 e 2023 e declarada inconstitucional. Este ano não há mais a devolução.
Reprise
Catanduva ficou fora do vestibular da Univesp, apesar de ter polo funcionando no campus do Imes. O mesmo fato aconteceu em 2022, quando o município foi punido por descumprir termos do convênio com a instituição. Agora, segundo a Univesp, os representantes do Polo de Catanduva não enviaram a documentação para a renovação do Acordo de Cooperação em tempo hábil. Pelo visto, o governo Padre Osvaldo não abraçou a Univesp, herdada da gestão anterior.
Vale lembrar
Em 2022, alunos afirmaram ao jornal O Regional que a prefeitura agia com descaso com relação à Univesp. Eles ficaram sem orientador ou monitor e alguns tiveram até dificuldade para concluir as aulas. Diante das falhas, a Univesp não ofertou vagas no município no vestibular daquele ano. Em 2023, uma estagiária foi contratada pela prefeitura para atuar como orientadora de polo.
Compromissos
O prefeito Padre Osvaldo (PL) participará de eventos importantes dos governos estadual e federal nos próximos dias. Na quinta-feira, 6, ele estará no Encontro com Prefeitos, no Palácio dos Bandeirantes, que terá a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na próxima segunda-feira, dia 10, o prefeito irá para Brasília para a cerimônia de entrega do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização. O evento terá a presença do presidente Lula (PT).
Monitoramento
A Secretaria de Saúde está disponibilizando dados sobre a dengue no site oficial da prefeitura (www.catanduva.sp.gov.br). A atualização mais recente data de 31 de janeiro, última sexta-feira, quando a cidade chegou a 206 casos positivos em janeiro, tendo ainda 929 exames em análise e dois óbitos em investigação. O relatório mostra, por exemplo, que o Centro lidera o ranking de confirmações, com 16 casos, seguido pela Vila Soto, com 7, e o Cidade Jardim, com 4.
Defesa Civil
A Capacitação para Prevenção e Resposta às Mudanças Climáticas – SP Sempre Alerta 2025 acontece nesta quarta-feira, 5, às 10h, no Palácio dos Bandeirantes. O evento reúne especialistas e profissionais da Defesa Civil de todo o estado para discutir estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais. A Defesa Civil de Catanduva enviou dois representantes: o GCM Guilherme Peres, coordenador da Defesa Civil, e o engenheiro José Fernando de Arruda Galbiate.
Autor