PENEIRA FINA - 05.01.25

Prefeitura divulga pacotão de convocações em concurso público

A Prefeitura de Catanduva convocou 80 candidatos aprovados no Concurso Público nº 01/2024 a se apresentarem no auditório do Paço Municipal. O atendimento começará nesta segunda-feira, dia 6, às 9 horas, para o cargo de auxiliar administrativo. Na terça-feira, dia 7, no mesmo horário, será a vez dos cargos de motorista de ambulância, motorista de veículos pesados, vigia, almoxarife, fiscal de obras, fiscal de postura, fiscal de postura ambiental, inspetor de alunos, médico veterinário, secretário de escola, técnico de suporte, técnico desportivo e técnico em segurança do trabalho. Também foi divulgado cronograma para que os novos contratados realizem exame admissional, de forma a apresentarem o atestado de saúde ocupacional.

Reorganização

Enquanto o prefeito Padre Osvaldo (PL) reorganiza o primeiro e segundo escalão do governo e ainda recompõe cargos do quadro de servidores por meio de concurso público, a Câmara de Catanduva cortou 21 cargos de confiança ocupados pela legislatura anterior. O pacotão foi divulgado pelo presidente Marcos Crippa (PL), que quer fechar as torneiras de gastos da Casa.

Justiça

Com os cortes, Crippa deverá atender ao pleiteado pela Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo, que apresentou Ação Direta de Inconstitucionalidade contra lei municipal de 2024 que reestruturou cargos na Câmara de Catanduva. O procurador pede que os nove cargos sejam declarados inconstitucionais por não retratarem funções de assessoramento, chefia e direção, sendo funções técni­cas a serem exerci­das por servidor público inves­tido em cargo efetivo.

Não foi o primeiro

Falando em Câmara, o historiador Nelson Bassanetti descobriu que o vereador Manoel Gol de Ouro (PL) não é o primeiro nordestino a ocupar uma cadeira no Legislativo. Ele afirma que o primeiro com essa origem foi José Ribamar Souza, eleito em 1969, na gestão de 1970 a 1973. Ele era nascido em Raimundo Nonato, no Piauí, profissão viajante e tem familiares em Catanduva.

Confiança

Enquanto o ex-vereador Mauricio Riva assumiu o cargo de Coordenador de Comunicação na segunda gestão de Padre Osvaldo, o também ex-vereador Nelson Tozo foi nomeado para o cargo de diretor de Obras. Não eleitos nas urnas, ambos ganharam novas funções dentro do Executivo.

Eleições

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Catanduva - CMDCA, decidiu alterar o art 9º da Resolução 03/2024, fixando nova data para assembleia eleitoral. A atividade será realizada no dia 7 de fevereiro, das 8 às 12 horas, auditório do Centro de Convenções, que fica junto à Biblioteca Pública, na av. São Domingos, 880, no Centro.

Emergência

O prefeito Coronel Fábio Candido (PL) decretou estado de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de dengue em São José do Rio Preto. A informação foi divulgada na sexta-feira, 3, durante coletiva de imprensa. Ele também anunciou a ampliação do horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até 22h a partir desta segunda-feira, 6, e solicitou nova remessa de vacinas contra a dengue para pessoas entre 10 a 14 anos.

Emergência 2

O boletim da Vigilância Epidemiológica, emitido na quinta-feira, 2, mostra que Rio Preto registrou 29.428 casos de dengue em 2024, aumento de 200% em relação a 2023, e 11 mortes pela doença.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.