PENEIRA FINA – 04/10/2022
Padre lulou?
Na manhã de ontem, enquanto os catanduvenses ainda digeriam o resultado da apuração do primeiro turno da eleição, ocorrido no domingo, a cidade foi surpreendida com um vídeo do prefeito Padre Osvaldo (PSDB) desejando boa sorte ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vice de Lula (PT) nesta eleição.
Revolta bolsonarista
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) ficaram indignados com o vídeo de Padre Osvaldo, que aparenta ter sido feito ontem cedo, já que o sacerdote está no mesmo cenário em que gravou o vídeo com trecho do evangelho que traz a parábola do “Bom Samaritano” - uma capela, com a bandeira do Brasil ao fundo. No vídeo, o prefeito afirma que Geraldo Alckmin estaria iniciando a semana com uma grande vitória, numa possível referência ao fato de a chapa do ex-governador haver conquistado a maior votação nacional no primeiro turno. O material foi encarado como uma sinalização de apoio do prefeito no segundo turno, revoltando os bolsonaristas catanduvenses.
Criticaram
Dois desafetos declarados de Padre Osvaldo, os empresários Ricardo Rebelato e Roberto Cacciari questionaram a postura do prefeito, nesse início de segundo turno. Eles recordaram que, durante a campanha municipal de 2020, o então candidato tucano conclamava as pessoas a votarem nele, como forma de evitar a vitória do PT de Beth Sahão no município. Agora, porém, estaria celebrando a votação do PT e dando sinais de simpatia pela candidatura de Lula.
Voto útil?
Parte da mágoa de Rebelato e de Cacciari em relação a Padre Osvaldo reside no fato de que, na reta final da campanha de 2020, diante do crescimento da candidatura de Beth Sahão, a propaganda eleitoral do tucano passou a pregar o voto útil, como forma de derrotar o PT em Catanduva. Dessa forma, o sacerdote conseguiu atrair muitos apoiadores dos dois adversários, que votaram no PSDB movidos pelo antipetismo. Vejamos, agora, como será a posição oficial do prefeito neste segundo turno.
O fato é...
O PSDB foi trucidado na eleição estadual, mas ainda continua respirando por aparelhos e pode ganhar alguma chance de sobrevida neste segundo turno. Os mais de 4 milhões de votos obtidos pelo terceiro colocado Rodrigo Garcia serão disputados a tapa (metaforicamente falando, esperamos). A boa vontade demonstrada por Padre Osvaldo em relação a Alckmin (que foi do PSDB por mais de 30 anos) poderia ser parte da construção desse possível apoio dos tucanos ao PT?
Esclareceu?
O prefeito gravou um vídeo, a pretexto de esclarecer o caso. Disse ter uma amizade antiga com Alckmin, que independe da questão partidária. E que o ex-governador teria solicitado que fizesse uma oração, enquanto sacerdote. O conteúdo foi enviado por engano à lista de transmissão, em que o padre divulga seus vídeos religiosos. No fim das contas, Padre Osvaldo não deixou claro quem irá apoiar no segundo turno.
Ironias do destino
Voltando a falar na eleição de 2020, às vezes os políticos podem acabar sendo traídos pelo destino. Padre Osvaldo, nas semanas que antecederam o dia da votação, veiculou à exaustão nas redes sociais um vídeo em que uma atriz caracterizada de Beth Sahão caminhava por um corredor repleto de portas. Ao tentar abri-las, a petista encontrava todas trancadas. A propaganda tentava convencer o eleitor de que, por conta de sua condição partidária, a adversária não teria condições de atrair recursos para Catanduva, caso fosse eleita.
Cenário mudou
Dois anos depois, não se pode dizer, ainda, se as portas dos governos estadual e federal irão se abrir para a petista, que acabou de se eleger deputada. Mas é fato que elas estão um pouco mais fechadas para o prefeito do PSDB. Inclusive porque nenhum dos candidatos a deputado apoiados por ele conseguiu se eleger.
Autor