PENEIRA FINA - 04.09.25
Dia da Independência não deve ter celebração pública na cidade
Faltando poucos dias para o 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, nenhum evento foi divulgado pelo poder público. A tendência é que Catanduva não tenha nenhuma comemoração aberta à população na data, ficando a celebração restrita às atividades desenvolvidas nas escolas e, eventualmente, dentro do Tiro de Guerra. A bem da verdade, a data nem sempre tem desfile ou ato cívico em Catanduva, o que só acontece de forma mais regrada no aniversário da cidade, em abril.
Marca-passo
O vice-presidente da Câmara de Catanduva, vereador e médico Dr. Sinval Malheiros, fará cirurgia de implante de um marca-passo permanente, nesta quinta-feira, 4. Ele está internado na UTI do Hospital Unimed São Domingos desde 24 de agosto, quando sofreu um mal súbito e apresentou problemas cardíacos. O marca-passo é um pequeno dispositivo implantado sob a pele do tórax que gera impulsos elétricos para manter o ritmo cardíaco normal. Apesar do quadro clínico grave, Dr. Sinval apresentou melhoras. Ele está sem sedação e consciente.
Prisão e confissão
A Polícia Civil de Catanduva elucidou crime de homicídio e prendeu D.S.S., que estava foragido desde 28 de agosto, no Jardim Monte Líbano, após matar J.L.S., que veio a óbito decorrente de golpes de facão. Após investigações e Relatório de Autoria Delitiva, instaurou-se Inquérito Policial representado pela prisão temporária, a qual foi acatada pelo Juiz da Comarca. A arma utilizada no crime foi localizada e apreendida. O autor foi ouvido e confessou o homicídio.
Sustentabilidade
Quase 300 pessoas passaram pelo Caminhão Escola Senai de Economia Circular, na Praça 9 de Julho, ontem. O público incluiu turmas de cursos do Senai e da Fatec, equipes da Prefeitura, da Saec, de empresas locais e representantes de projetos ligados ao meio ambiente e à inovação. A unidade conscientiza sobre sustentabilidade e a importância de repensar hábitos de consumo.
Aluguéis
Os contratos de locação residencial com aniversário em setembro de 2025 e correção pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) poderão ser reajustados em 3,03%. Esse é o percentual do IGP-M, divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), no acumulado em 12 meses (setembro de 2024 a agosto de 2025). Em agosto, o indicador teve uma variação positiva de 0,36%.
Imposto de Renda
Ao contrário do previsto, não será pago um 5º lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física, referente às declarações do exercício 2025. Todas as restituições entregues dentro do prazo e que não apresentaram inconsistências já foram pagas.A Secretaria da Receita Federal informou, na terça-feira, 2, que antecipou o pagamento, quitando tudo em um lote a menos. Até o momento, mais de 22,6 milhões de declarações de ajuste anual foram entregues.
Autor