PENEIRA FINA – 04/05/2022

Prazo para regularizar título eleitoral termina hoje

Se o leitor ou leitora está com problemas com o seu título de eleitor e quiser votar nas eleições deste ano, então, é preciso correr contra o tempo porque o prazo para regularizar o título de eleitor ou mesmo obter o documento pela primeira vez encerra-se hoje, quarta-feira. Para quem deixou para a última hora, uma notícia não muito agradável: na segunda-feira e ontem, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficou fora do ar temporariamente, em alguns momentos, por conta da alta demanda pelos serviços. Isso porque é possível tirar o título de eleitor ou sanar eventual pendência com a Justiça Eleitoral de forma online. Essa também é a data limite para transferir o domicílio eleitoral, em caso de mudança de cidade, e pessoas transexuais ou travestis solicitarem o uso do nome social no documento. Mesmo com a solução online, a expectativa é que tenha fila para o atendimento no Cartório Eleitoral da 40ª Zona Eleitoral de Catanduva, localizado na rua Sete de Fevereiro, 885, no centro da cidade. O catanduvense, como bom brasileiro, gosta de deixar as coisas para a última hora... 

Cancelamento

Conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), o cadastro eleitoral termina 150 dias antes do pleito. Nesse período, não é permitido realizar qualquer alteração no registro do eleitor, estando liberada apenas a emissão da segunda via do documento. O título é cancelado em casos de falecimento, duplicidade de inscrição, ausência a três turnos eleitorais consecutivos e sentença judicial. Será suspenso como consequência de condenação criminal, conscrição, improbidade administrativa e recusa de cumprimento de serviço militar obrigatório. 

Elogios....

Ontem, a coluna recebeu ligações de leitores para dar parabéns pelas notas publicadas sobre a questão da Saúde pública em Catanduva. Um leitor disse que médicos estão “no limite” do atendimento. Uma leitora lembrou que o presidente da instituição, responsável pela administração da Saúde na cidade, é médico e deveria pensar mais nos pacientes. “O problema é que hoje, a grande maioria, só pensa em gastar menos e ganhar mais”, disse a munícipe. 

...e críticas

Mas teve gente que disse que a coluna está “pegando no pé do prefeito”, pois ele está fazendo um bom trabalho em toda a cidade, realizando visitas nos postos de saúde e conversando com a população, algo que outros prefeitos nunca fizeram. É por isso que sempre dizemos: “o padre é pop!” 

Boletim atualizado

E a prefeitura divulgou boletim epidemiológico da dengue, atualizado no dia 29 de abril. Nele, mostra que até o final do mês passado, houveram 1.059 notificações de casos, sendo 322 positivos, 175 negativos e 564 em investigação. E, infelizmente, os números vão aumentando... 

Vai uma lombada aí?!?!

A manchete de ontem, do jornal O Regional, “Prefeitura vai gastar R$ 2 milhões em lombadas” agradou alguns e desagradou muitos, principalmente na questão dos buracos nas ruas. Nas redes sociais de O Regional, alguns internautas aproveitaram para realizar pedidos de lombadas, mas muitos outros criticaram o gasto. Uma internauta chegou a comentar que “com o tanto de buracos que tem nas ruas, é impossível alguém correr em qualquer canto da cidade, pois os buracos já estão fazendo a vez das lombadas”. Seria então a lomburacada??? 

Lombadas legislativas

Desde o ano passado, os vereadores da Câmara Municipal usam a tribuna para criticar a demora no atendimento de pedido dos nobres edis na construção de lombadas. Ao que tudo indica, os pedidos políticos de lombadas agora saem... 

Disputa

Em Catanduva, os bolsonaristas estão rachados em dois grupos. Cada um seguindo uma tendência partidária e com projetos de candidaturas diferentes. Mas agora surge uma outra disputa: qual dos dois grupos irá trazer primeiro o pré-candidato ao governo de São Paulo, ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), para visitar a cidade??? Façam suas apostas!

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.