PENEIRA FINA – 04.02.24

Brasil tem mais templos religiosos do que escolas e hospitais somados

Novos dados do Censo 2022 divulgados na sexta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trazem, pela primeira vez, todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a pesquisa. Ficou constatado, por exemplo, que o país possui mais estabelecimentos religiosos do que instituições de ensino e de saúde juntas. Isso porque foram catalogados 579,7 mil templos das mais diversas denominações religiosas, com média de 286 para cada 100 mil habitantes, ao passo que as escolas, creches e faculdades somaram 264,4 mil e os hospitais e clínicas 247,5 mil.

Nossos números

Em Catanduva, segundo o Censo, há 52.522 residências, 100 instituições de ensino, 318 hospitais e unidades de saúde, além de 245 igrejas e templos religiosos. Existem, ainda, 1.986 construções, 147 estabelecimentos agropecuários e 8.034 comércios, prédios culturais ou públicos.

Convocação

O presidente da Câmara de Catanduva, Marquinhos Ferreira (PT), protocolou requerimento solicitando a convocação da secretária municipal de Cultura, Luzia Girade, para prestar esclarecimentos sobre a aplicação da Lei Paulo Gustavo. O que motivou o parlamentar foi a suspensão dos editais de fomento, para apuração de denúncias de possíveis irregularidades.

Convocação 2

O grande problema, na visão do parlamentar, é que não há previsão de quando os resultados serão divulgados, muito menos de quando o dinheiro chegará às mãos dos artistas. Marquinhos solicita que a secretária compareça à Câmara no próximo dia 14 de fevereiro. Ao jornal O Regional, a Secretaria de Cultura prometeu que a apuração será feita com celeridade.

Missão no exterior

O catanduvense Julinho Ramos (PSB), secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, acompanhou o ministro Carlos Fávaro e o secretário Roberto Perosa na Cerimônia de Assinatura dos Memorandos de Entendimento entre o Brasil e a Bolívia. O evento teve presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). As fotos exibidas por Julinho, ao lado dos demais políticos, mostra que o entrosamento está muito favorável.

Delegacias 24h

A deputada estadual Beth Sahão (PT) protocolou projeto de lei para que as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) funcionem de forma ininterrupta durante o Carnaval. A medida, segundo a parlamentar, é importante mecanismo de proteção porque, embora esta seja uma ocasião de intensa alegria, coincide também com o aumento dos casos de violência contra as mulheres. Atualmente, São Paulo tem 140 DDMs, mas apenas 11 tem atendimento 24 horas por dia.

Prioridade

Para que a iniciativa tenha efeito imediato, a deputada oficiou o governador Tarcísio de Freitas, com o mesmo propósito, de forma que as DDMs de todo o estado atendam ininterruptamente durante a folia. No caso das cidades que não possuem unidades especializadas, o documento prevê atendimento prioritário às mulheres vítimas de violência nas delegacias convencionais.

Turismo

A prefeitura da Estância Turística de Olímpia espera receber 70 mil foliões para o Carnaval na cidade. Os dados são do Observatório Regional de Turismo e valem para os quatro dias de festividades. A ocupação hoteleira deve alcançar média de 66,2%, representando incremento significativo em relação ao ano anterior. O Carnaval de 2023 registrou disponibilidade de 32.181 leitos, com média diária de 17.448 turistas. Para 2024, a oferta de leitos deve subir para 32.302.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.