PENEIRA FINA – 04.01.24

Equipe de Zeladoria inicia atividades nos cemitérios públicos

Já está na ativa a equipe que irá reforçar a zeladoria nos dois cemitérios públicos municipais de Catanduva, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora de Fátima. Dentre as atribuições, os colaboradores terceirizados farão a manutenção e conservação dos locais, incluindo a varrição, poda e jardinagem, construção de sepulturas e apoio nos cortejos até o sepultamento. O início das atividades era aguardado com expectativa desde a assinatura do contrato entre a prefeitura e a empresa Carvalho Multi Soluções, no mês passado. O projeto prevê investimento de cerca de R$ 120 mil por mês para sanar problema que se arrasta desde o início da atual gestão, com críticas recorrentes dos catanduvenses à falta de cuidados e limpeza dos cemitérios.

Reconstrução

A Prefeitura de Catanduva também vai destinar quase R$ 800 mil para demolir e reconstruir o muro do Cemitério Nossa Senhora de Fátima, que vem caindo aos poucos. Em janeiro do ano passado, parte do paredão foi abaixo durante a madrugada, numa sexta-feira 13. Felizmente ninguém passava pelo local, na rua Barrinha, no momento da queda. Em setembro, outra parte do muro, que já estava condenada, foi derrubada pela Defesa Civil como precaução.

Mutirão

A Secretaria de Saúde, por meio da EMCAa, intensifica atividades nesse começo de 2024, na tentativa de frear o avanço da dengue. Dentre as ações, o setor planeja mutirões em série, em diferentes localidades do município. A primeira força-tarefa foi centralizada no Residencial José Olímpio Gonçalves, o Nova Catanduva 1. Os agentes fizeram visita casa a casa e a estimativa é de que cerca de 40 quadras foram percorridas no bairro. Ao todo, 382 casas foram visitadas.

Deixe entrar

Parece repetitivo, mas não é. A Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores no atendimento aos agentes de combate às endemias e no cuidado e limpeza dos imóveis, evitando, assim, materiais que possam acumular água. Pelos dados mais recentes, Catanduva tem 15 casos de dengue confirmados em dezembro, além de 94 exames aguardando resultados.

Matrículas

Já está disponível, no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), a fase de declaração das matrículas do Programa Escola em Tempo Integral. As secretarias de educação estaduais, distrital e municipais devem informar, até 6 de maio, a quantidade de matrículas efetivamente criadas por etapa e por modalidade. Os dados também devem ser informados ao Censo Escolar, realizado pelo Inep, sem qualquer divergência.

Turismo

A Coordenadoria de Turismo de Catanduva vem divulgando atividade que será promovida pelo site Booking.com. Trata-se do workshop “Hotelaria - Estratégias de Vendas Online”, agendado para 16 de janeiro, às 10 horas, no salão da Acirp - Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, na rua Silva Jardim, 3.099, no Centro. As inscrições devem ser feitas em https://www.sympla.com.br/.

Facilidade

O Governo de SP amplia a partir desta quarta-feira, 3, os tributos que podem ser pagos via Pix: o licenciamento antecipado e a transferência de veículos usados, bem como multas de trânsito. A operação será feita por meio de QR Code obtido do portal https://portal.fazenda.sp.gov.br/.

Foto: Prefeitura de Catanduva

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.