PENEIRA FINA – 03/09/2022

Bang bang

Nesta semana, as coisas andaram meio quentes no Diretório Estadual do PSDB, localizado no bairro nobre dos Jardins, em São Paulo. Segundo informações do portal G1, o deputado estadual Roque Barbieri (Avante), de Birigui, teria disparado uma arma para o alto, no local. Ninguém se feriu.  

 

Única ‘vítima’

Ao que parece, a única vítima dessa história foi um retrato do presidente estadual do partido, Marco Vinholi, que se encontrava exposto na sede do diretório. Segundo o G1, o partido informou que encaminhou a apuração do caso para a polícia civil, dizendo também desconhecer as causas dos tiros desferidos pelo parlamentar.  

Bolo

De acordo com o portal, Roque Barbieri tinha reunião agendada com Marco Vinholi no diretório estadual, mas o dirigente tucano acabou se atrasando. Ao ser informado de que o compromisso poderia ser cancelado, o parlamentar teria ficado irritado.  

Silêncio

Tentamos contato com o chefe de gabinete de Roque Barbieri, para ouvir sua explicação sobre esse dia de fúria. Mas não obtivemos resposta. Também tentamos telefonar e enviamos mensagem ao celular de Marco Vinholi. Mas ele não atendeu nem retornou. O espaço está aberto, caso os dois desejem se manifestar sobre esse episódio violento.  

Alexandre Frota

Em sua conta no Twitter, o deputado federal e ator Alexandre Frota postou a seguinte frase: “Eu sei o motivo, é que tem uma pessoa no @PSDB_SP que promete muito e não cumpre, deixa as pessoas esperando horas, só atende quem quer ou é interessante, deve ter prometido e largou o cara no deserto sem água. Façam suas apostas de quem estou falando”. Não é possível ter certeza sobre o que o parlamentar está tratando. Em todo caso, fica registrada sua manifestação.  

Onde está o dinheiro?

Pode não parecer, mas estamos a exatos 30 dias do primeiro turno da eleição deste ano. Enquanto alguns poucos candidatos conduzem suas campanhas a mil por hora, outros ainda não viram a cor da grana do fundo eleitoral. Não se sabe ao certo o que os partidos esperam ganhar com esse contingenciamento. 

Marcos Uchôa

Conhecido por ter trabalhado durante décadas como repórter na Globo, inclusive cobrindo copas do mundo e a Guerra do Iraque, Marcos Uchôa é um exemplo do estrago que essa demora pode ocasionar em uma campanha. O jornalista era cotado para ser um grande puxador de votos na chapa de Marcelo Freixo, que disputa o governo do RJ pelo PSB.  

Desistiu

Em vídeo publicado no TikTok nesta semana, Marcos Uchôa afirmou que, antes de registrar a candidatura a federal, recebeu do presidente estadual da legenda, Alessandro Molon, a promessa de que o partido financiaria a campanha. Ao ver que o dia da eleição se aproximava, mas o dinheiro não vinha, Uchôa resolveu gravar um vídeo duro, retirando sua candidatura. O fato ocasionou estragos na campanha, pois está longe de ser uma situação isolada. Muita gente sentiu-se contemplada com o desabado do repórter.  

Independência

A proximidade do Dia da Independência, a ser comemorado na semana que vem, inflamou os ímpetos patrióticos dos aliados de Jair Bolsonaro na cidade. Grupos estão programando diferentes atos na cidade, no mesmo horário. Demais partidos como PT não anunciaram programação especial para essa data.  

Divididos

As diferentes agendas no Dia da Pátria mostram que o palanque de Jair Bolsonaro se encontra dividido em Catanduva. Cada grupo tenta puxar a sardinha para seu lado. É difícil prever no que isso vai dar. Se alguns dizem que a casa dividida não para em pé, é fato também que a fragmentação permite à campanha do presidente pela reeleição atingir um maior número de pessoas, graças a essa diversidade de apoios. Saberemos no que isso vai dar só quando as urnas forem totalizadas.  

Padre Osvaldo agradece

Por outro lado, se essa divisão na direita perdurar, o grande favorecido a longo prazo será o atual prefeito Padre Osvaldo, que já se elegeu pela primeira vez sem obter a maioria absoluta dos votos. Em um cenário fragmentado, mesmo que não esteja com a melhor avaliação do mundo, o sacerdote terá caminho facilitado para vencer. A disputa municipal ainda está um pouco distante, mas quem planeja entrar nesse jogo deve estar preparado para os cenários que se projetam logo ali.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.