PENEIRA FINA – 03/08/2022
Associação Bom Pastor
O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) fez questão de fazer circular pelo WhatsApp, ontem, sua ida ao cartório, acompanhado dos advogados da Associação Bom Pastor, para protocolar o pedido de registro do Residencial Esperança, loteamento pertencente à entidade. Quem também integrou a comitiva foi a secretária Maria Cristina Pinheiro Machado Sanches.
Equipe técnica
Na mensagem divulgada pelo prefeito, ele faz questão de se referir à secretária como sendo parte da “equipe atuante nesse projeto”, no caso o Residencial Esperança. Pela afirmação, depreende-se que Maria Cristina não estava lá como representante do poder público, mas sim como alguém que participou da criação e regularização do loteamento, na parte da entidade privada.
Qual a relação?
A afirmação é no mínimo intrigante, já que nunca ficou clara a relação da arquiteta e urbanista com a Associação Bom Pastor, que era presidida por Padre Osvaldo. Ou seja: se ela de fato prestou consultoria ao projeto privado ou não. Vale lembrar que Maria Cristina é membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, órgão responsável por propor e aprovar as alterações no Plano Diretor, que posteriormente foram encaminhadas para a Câmara.
Dobradinha
Embora não faça parte oficialmente da diretoria da Associação Bom Pastor, o deputado estadual Marcos Zerbini (PSDB) e sua esposa Cleusa Ramos são os principais idealizadores do projeto habitacional, que tanta polêmica ocasiona em Catanduva. Neste ano, o casal terá uma dobradinha nas urnas. Dona Cleusa tentará obter vaga na Câmara Federal. O anúncio da candidatura da presidente da Associação dos Trabalhadores Sem Terra foi feito no último sábado, durante a convenção de Rodrigo Garcia, em São Paulo.
Passa bem
Ontem pela manhã, as más línguas afirmavam que o conselheiro municipal de Saúde Antônio Bento da Cunha teria passado mal, devido a supostos atritos com vereadores na reunião da Comissão de Finanças do órgão, ocorrida na segunda-feira. Alguns chegaram a garantir que uma viatura do Samu teve de se deslocar até a sede do conselho, na rua Pará, a afim de prestar assistência a ele. Mas tudo não passou de boato. O conselheiro passa bem e não teve nenhum problema de saúde.
Macchione x Padre
O grande embate político ocorrido na última eleição municipal em Catanduva foi entre o grupo de Geraldo Vinholi e o PT, com o primeiro conseguindo triunfar, usando para isso as mãos ungidas de Padre Osvaldo. De lá para cá, porém, a correlação de forças mudou. O PT de Beth Sahão está longe de ser a principal força de oposição em Catanduva. As discordâncias - vamos assim dizer - surgidas na reunião de membros do Conselho Municipal de Saúde com vereadores não deixam brecha para dúvidas: hoje, o grande adversário de Padre Osvaldo, na política de Catanduva, é o grupo que orbitava em torno do ex-prefeito Afonso Macchione Neto.
Aniversário
O início da primeira sessão da Câmara Municipal após o recesso de meio de ano foi marcado por momentos de descontração. Vereadores aproveitaram a ocasião para cumprimentar o presidente Gleison Begalli (PDT) pelo seu aniversário, celebrado hoje.
Traz o bolo
Ivâni Soldatti (Republicanos) não perdeu a oportunidade de cobrar o presidente, após parabenizá-lo: “Traz o bolo!”, brincou ela. Gleison ainda teve a oportunidade de ouvir um vereador (palmeirense, será?) dizendo que iria torcer para o Flamengo na partida contra o Corinthians, válida pela Taça Libertadores da América. “Quem sabe, assim não teremos um churrasco amanhã”, afirmou o colega. Para quem não sabe, o presidente da Câmara é torcedor do Rubro Negro.
Autor