PENEIRA FINA – 03.05.23

Prefeitos participam de encontro pró regionalização da saúde

Catanduva sediou encontro regional de saúde nesta terça-feira, 2 de maio, com presença do novo diretor regional de Saúde, Guilherme Pinto de Camargo. O evento foi no Teatro Municipal Aniz Pachá, logo no início da tarde. O convite geral aos prefeitos foi feito tendo como chamariz a apresentação do novo responsável pela saúde regional, mas a conversa toda, na prática, fortalece o plano do governo estadual de regionalização da saúde pública. O próprio prefeito Padre Osvaldo (PSDB) escreveu justamente neste sentido, em suas redes sociais, frisando que o novo gestor “assume postura de priorizar a regionalização, unindo esforços com os municípios.”

Disputado

O evento no Teatro Municipal atraiu prefeitos e representantes de secretarias e diretorias de saúde de 19 municípios do entorno. Guilherme Pinto de Camargo fez apresentação em que falou sobre os desafios de sua gestão, a exemplo da própria regionalização. Afirmou que pretende atuar bem próximo dos municípios, tendo como prova justamente o contato que estava fazendo in loco, depois de pouco mais de 60 dias no cargo. Houve tempo para responder perguntas.

Perdeu de novo

A Prefeitura de Catanduva interpôs agravo de instrumento no Tribunal de Justiça de São Paulo contra decisão da 3ª Vara Cível de Catanduva, que indeferiu liminar para suspensão da instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) pela Câmara de Vereadores para apurar situação envolvendo os loteamentos de interesse social da Associação Bom Pastor. A administração buscava reformar decisão, mas a tutela recursal foi novamente indeferida.

Não vingou

Quem também teve recurso negado recentemente foi o ex-vereador Daniel Palmeira de Lima. Ele apresentou petição ao Tribunal de Contas de São Paulo, o TCE, na tentativa de reverter a reprovação das contas do exercício de 2015, referente à sua gestão como presidente da Câmara de Vereadores. O problema é que essa análise do TCE transitou em julgado em 2019 e o pleito do ex-parlamentar ficou, por isso, prejudicado. Digamos que sem efeito.

Conseguiu

Já o ex-prefeito Afonso Macchione Neto recuperou seus direitos políticos. Ele obteve sentença favorável ao requerer à Justiça Eleitoral que fosse restabelecida sua inscrição eleitoral, que estava suspensa em virtude de condenação por improbidade administrativa. O fato de a decisão não ter transitado em julgado possibilitou que o pedido fosse atendido.

Estreou

A secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, foi a primeira entrevista do V1 Notícias, programa jornalístico que estreou na rádio Vox FM, ontem pela manhã. Ela falou sobre as medidas que foram tomadas pelo poder público diante das ameaças às escolas que pipocaram pelas redes sociais. O V1 vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7 às 8h.

Dia D'Elas

A Praça da Matriz será palco de show com o cantor Moacyr Franco, em comemoração ao Dia das Mães. A apresentação será no sábado, dia 6 de maio, às 20 horas. Nesta terça-feira, o vice-prefeito Claudio Romagnolli, equipes da prefeitura e Saec e representantes de entidades visitaram o local. O evento contará com praça de alimentação e terá entrada gratuita.

Música

A Câmara de Rio Preto está votando projeto de lei apresentado pelo vereador Jorge Menezes (PSD) que prevê que as escolas públicas e particulares do município substituam o sinal sonoro, que marca intervalos entre as aulas, por um sinal musical que proteja os alunos autistas. Uma das características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a hipersensibilidade sensorial.

Aqui já tem

Em Catanduva, a escola municipal Prof. José D’Oliveira Barreto foi a primeira a adotar esse tipo de recurso, o que fez com que a unidade de ensino chamasse a atenção da imprensa, incluindo a de Rio Preto. No caso local, a direção foi além e permite que os alunos participem da escolha do repertório musical. As informações sobre o artista e a música são exibidas num mural.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.