PENEIRA FINA - 03.02.26
Militares iniciam atividades nas escolas de Catanduva
O ano letivo começou nesta segunda-feira na Rede Estadual de Ensino, incluindo as 100 unidades que aderiram ao programa Escola Cívico-Militar. Em Catanduva, são duas: Joaquim Alves Figueiredo e Prof. Vitorino Pereira. Em ambas, cerimônias marcaram o início das atividades com os militares da reserva atuando como monitores na segurança, disciplina, acolhimento e na promoção de valores cívicos. As solenidades tiveram a presença da dirigente regional de ensino, Alessandra Queiroz Gomes, dos diretores das unidades, representantes da Polícia Militar e do vereador David Roger (Novo). Depois, os monitores já tiveram os primeiros contatos com os alunos. No Figueiredo, entram em ação o 3º sargento Fábio de Souza Arcas, que será monitor-chefe, e o cabo Rodrigo Martins Gonçales, monitor. Já no Vitorino Pereira vão atuar o major José Luciano Val, como monitor-chefe, junto ao 2º tenente Paulo Sérgio Gasparini, monitor.
‘Marco Histórico’
O vereador David Roger classificou como um “marco histórico na formação e na transformação da sociedade” a introdução do modelo de Escola Cívico-Militar em Catanduva. Entusiasta do novo formato de ensino, ele participou das cerimônias nas duas escolas e disse defender uma educação “que une instrução, ensino de qualidade e valores como base para a transformação social”. O parlamentar frisou, entretanto, que a autonomia pedagógica nas salas de aula é e sempre será dos professores, respeitando o conhecimento técnico e a liberdade de ensinar.
Autorização Judicial
A Prefeitura de Catanduva informou, na tarde de ontem, que precisará de nova autorização judicial para efetuar os pagamentos de pequeno número de ex-colaboradores do Mahatma Gandhi que não constavam na listagem inicial. Segundo funcionários, seriam cerca de 20 a 30 profissionais. A relação foi atualizada pela organização de saúde, mas o governo municipal diz que, sem aval do Judiciário, não pode fazer os repasses. Ou seja, essa turma vai esperar mais...
Sociedade Italiana
A reportagem principal da edição de domingo, em que O Regional trouxe em primeira mão a informação de que a Sociedade Italiana reabrirá suas portas, ganhou muitos elogios e repercutiu nas redes sociais. Muita gente celebrou a reabertura e o projeto de revitalização do prédio histórico que abriga a instituição. Continuaremos acompanhando essa história passo a passo.
Vestibular
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu nesta segunda-feira as inscrições para 24.029 vagas do Vestibular anual 2026, destinadas a 456 polos, de 386 municípios. São oferecidos 10 cursos gratuitos e, desta vez, o polo de Catanduva aparece com vagas disponíveis. No ano passado, a cidade ficou de fora do processo; na região, foram ofertadas 300 vagas.
Retomada
Os serviços do INSS foram retomados nesta segunda-feira, em todo o país.Voltaram a funcionar a Central 135 e todos os atendimentos presenciais. Dos serviços online do Meu INSS, o simulador de aposentadoria deve ser retomado na quarta. Com a migração de plataformas de infraestrutura tecnológica, o Ministério da Previdência espera reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento, de 96 para 48 horas, e ampliar os serviços digitais.
Autor