PENEIRA FINA - 03.01.23

Primeira baixa do ano no governo de Padre Osvaldo

O ano começa com uma baixa inesperada no governo de Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB). No início da tarde, o meio político catanduvense foi surpreendido por uma postagem feita nas redes sociais pelo gerenciador municipal de Habitação, Victor Daltin, anunciando seu desligamento do cargo, que ocupava desde o início da atual gestão. 

Balanço positivo

No post, Victor Daltin fez um balanço positivo de sua passagem à frente da Habitação, destacando a regularização fundiária do Alpinho e a construção das 28 casas para idosos, do projeto Vida Longa, do governo estadual. Segundo ele, o estilo de trabalho teria dado uma nova cara à pasta. 

Ciclo que se encerra

“Me dediquei de corpo e alma, consciente de que tivemos erros e acertos. Peço desculpas aos que não conseguimos satisfazer, mas também fico feliz por ter ajudado tanta gente. Assim como tudo na vida, um ciclo que se encerra e nos preparamos para uma nova etapa”, afirmou Daltin, no post. 

Assessoria

No meio político, circulou a informação de que, durante a conversa derradeira com Daltin, Padre Osvaldo teria oferecido a ele uma assessoria, como alternativa para que ele seguisse no governo. A condição era de que ele deixasse a Habitação, alternativa que acabou não sendo aceita. 

Vinholi

Daltin iniciou sua trajetória na política muito cedo, militando na Juventude do PSDB local, nos tempos em que Geraldo Vinholi era prefeito. Sempre teve grande proximidade com Marco Vinholi e participou ativamente de suas campanhas a deputado estadual. Na gestão atual, ele era visto como a pessoa de confiança da família Vinholi no governo de Padre Osvaldo.

Haverá ruptura?

Victor Daltin deixou o governo com palavras de agradecimento a Padre Osvaldo. Porém, não se pode ignorar que, para além do que é dito em público, existe um rompimento. E não nos referimos aqui à pessoa do ex-gerenciador de Habitação, mas sim de Geraldo e Marco Vinholi. A saída do jovem secretário representará uma possível ruptura de Padre Osvaldo com seus padrinhos políticos? 

PSDB

É sempre bom lembrar que o PSDB perdeu a eleição estadual e, mesmo tendo apoiado Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno, ficou a ver navios na composição do novo governo. A família Vinholi, nesse cenário, viu seu poder minguar. Marco ainda garantiu algum espaço, após ter sido eleito, no último dia 14 de dezembro, como diretor técnico do Sebrae-SP, cargo no qual permanecerá até o fim de 2026. Ele estava na superintendência do órgão de apoio às micro, médias e pequenas empresas. De qualquer forma, o novo posto terá influência política muito menor do que a secretaria que ele comandou até o ano passado. Nesse cenário, Vinholi e o PSDB deixam de figurar como caminhos promissores para Padre Osvaldo. 

Por outro lado

Não podemos esquecer que o vice-prefeito Cláudio Romagnolli, que também é do PSDB, é fortemente ligado a Geraldo e Marco Vinholi. Dessa forma, ainda é cedo para fazer qualquer afirmação taxativa quanto ao futuro dessa relação política e partidária. 

Copinha

Ontem foi realizado o lançamento oficial da Copinha em Catanduva, cerimônia ocorrida no Teatro Municipal. O evento contou com a participação de jogadores e comissões técnicas e também de lideranças políticas locais. Além de Padre Osvaldo, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Marquinhos Ferreira (PT), e os vereadores Luis Pereira, Gordo do Restaurante, Maurício Gouvea (os três do PSDB), Alan Automóveis (PP) e Belê (Cidadania). 

Novos nomes na Câmara

Com a mudança da mesa diretora da Câmara Municipal de Catanduva, novos nomes passam a ocupar postos considerados chaves no Legislativo. Caso de Diego Arthur Borges, que será uma das mais jovens pessoas a ocuparem a chefia de gabinete do presidente da Casa. Ele é formado em gestão pública e tem especialização em licitações. Anteriormente, ele estava na assessoria do gabinete de Marquinhos Ferreira.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.