PENEIRA FINA – 02.11.22

Futebol une o que a política separou

No último fim de semana, em que a política monopolizou as atenções em terras paulistas, dezenas de milhões de brasileiros tiveram a oportunidade de festejar. Não por conta de vitórias de candidatos, mas sim devido ao tricampeonato do Flamengo na Copa Libertadores da América. Esta foto foi divulgada pelo secretário municipal de Administração de Catanduva, Richard Casal. No último sábado, torcedores do Flamengo filiados ao PDT e ao PT se reuniram para assistir ao jogo decisivo e comemorar a vitória do rubro-negro carioca por 1 a 0 sobre o Athletico-PR. Destaque para as presenças do presidente da Câmara Municipal, Gleison Begalli, e do presidente do PT de Catanduva, Leandro Alves de Oliveira. Na última eleição municipal, vale lembrar que as duas legendas estiveram em campos opostos. Pelo visto, o futebol serviu para unir aquilo que a política separou.

Respeito

Richard, que é presidente do PDT, afirmou que, apesar das diferenças políticas, o que predomina, acima de tudo, é o respeito mútuo. Um ponto de vista para lá de interessante, nestes tempos de discursos acirrados. É sempre bom ter em mente que eleições passam, mas as pessoas ficam. No fim das contas, elas terão de continuar a conviver umas com as outras. O nome disso é civilização.

Protestos

Ontem, continuaram os protestos de caminhoneiros e eleitores de Jair Bolsonaro, inconformados com o resultado da eleição realizada no último domingo. Um dos reflexos da interdição de rodovias é o desabastecimento de alguns produtos no comércio. Caso do álcool, por exemplo, que estava em falta em alguns postos. Os locais que tinham o produto para vender registraram algumas filas, no período da tarde.

Bandeira sumiu

Quem recebe os vídeos enviados diariamente por Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) em sua lista de transmissão para temas religiosos deve ter notado que, no último mês, ele vinha gravando os conteúdos tendo uma bandeira do Brasil ao fundo, diante do altar. Muita gente talvez tenha visto conotação política nessa cenografia. Ocorre, porém, que outubro é o mês que a Igreja Católica dedica a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. Nesse período, é comum a utilização de símbolos pátrios nas cerimônias e atos religiosos. No vídeo divulgado ontem pelo prefeito, o lábaro já não estava mais presente.

Manifestação

Voltando a falar em resultado da eleição, apoiadores de Bolsonaro estão convocando uma manifestação para hoje de manhã, no pátio da loja Havan. Eles clamam pela intervenção militar, por não admitirem a vitória do petista Luiz Inácio Lula da Silva no pleito.

Discursou

Depois de passar muito tempo em silêncio, Bolsonaro resolveu se pronunciar e convocou a imprensa para um discurso proferido no hall de entrada do Palácio do Planalto, em Brasília. A fala teve em torno de dois minutos e meio, tempo em que ele não tratou do resultado da eleição. Ele também não fez nenhuma declaração contundente a respeito dos protestos que questionam a vitória do adversário. O presidente apenas conclamou seus aliados a se manifestarem de maneira ordeira, sem atrapalharem o direito de ir vir das outras pessoas. Ele também criticou a esquerda.

Enquanto isso

Apesar de apoiadores de Bolsonaro questionarem o resultado da eleição, o chefe da Casa Civil Ciro Nogueira anunciou que foi autorizado pelo presidente a iniciar o processo de transição com o novo governo.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.