PENEIRA FINA – 02/09/2022

Candidatos em Catanduva

Ontem pela manhã, o candidato ao Senado pelo PDT, Aldo Rebelo, esteve em Catanduva, onde se encontrou com correligionários e apoiadores e concedeu entrevista à Vox FM e ao jornal O Regional. A visita ilustre atraiu a presença dos três vereadores do partido, que fizeram questão de prestigiar o ex-presidente da Câmara dos Deputados.  

Pneu furado

Campanhas eleitorais são marcadas por contratempos. Aldo Rebelo, que estava acompanhado do candidato a deputado estadual Comandante Robinson Casal, sofreu uma pequena dor de cabeça, durante o trajeto entre Barretos e Catanduva. O pneu do carro que conduzia a comitiva acabou furando próximo a Palmares Paulista e eles foram obrigados a parar para trocar. Nada que tenha comprometido a agenda.  

Futebol

Para quem não sabe, Aldo Rebelo tem forte atuação na área esportiva. Quando presidente da Câmara, ele teve papel decisivo na aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte, recentemente renovada pelo governo federal. Também foi ministro da área e participou dos preparativos da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Sua predileção, porém, está no futebol. Alagoano, ele é torcedor fanático do Palmeiras. Inclusive, certa vez conseguiu convencer o maior craque da história do clube, Ademir da Guia, a se filiar ao PC do B e se candidatar a vereador em São Paulo. O Divino, um dos maiores gênios da história, acabou sendo eleito.  

Jogo da Lama

Ao comentar sobre a polarização que marca a eleição atual, rebelo recorreu a uma metáfora futebolística. Ele citou a célebre decisão do Campeonato Paulista de 1950, entre Palmeiras e São Paulo. Os dois clubes, que monopolizaram o futebol do estado ao longo da década de 40, com esquadrões memoráveis e dividindo todos os títulos possíveis, fizeram o jogo decisivo no Pacaembu sob forte chuva. O ímpeto de vencer era tão imenso, que os atletas das duas equipes ficaram com os uniformes todos enlameados. “Para dar o cartão ou marcar a falta, o juiz precisava olhar para o rosto do jogador, porque, pelas camisas, era impossível definir de qual time era”, relembra Rebelo, que é estudioso da história do futebol. Para ele, o pleito atual tende a se converter na “eleição da lama”.  

Aliás

Esta semana não foi uma ocasião muito favorável para tratar do assunto futebol com o candidato, por conta da derrota do Palmeiras para o Athletico Paranaense, pela semifinal da Libertadores da América. 

Enquanto isso

O presidente da Câmara Municipal, Gleison Begalli, e o secretário municipal de Administração, Richard Casal, ambos do PDT, estão que é só alegria, diante do massacre imposto pelo Flamengo ao Vélez Sarsfield, em plena Argentina. O Mengão está praticamente garantido na final da competição sul-americana. Vejamos se, neste ano, haverá reedição da final vencida pelo Palmeiras... 

Livro

Aldo Rebelo aproveitou sua passagem por Catanduva para distribuir exemplares de seu livro ‘O Quinto Movimento’, em que analisa a história do país a partir de uma ótica nacionalista, tentando construir uma proposta de desenvolvimento soberano para o Brasil. Na visão do candidato, o Estado nacional deve ter um papel fundamental para impulsionar essas transformações. 

Juventude

Em diversos momentos da entrevista, Comandante Robinson procurou se dirigir aos eleitores jovens, pregando mudanças e criticando ideologias que buscam dividir a sociedade. Ele também lembrou que o PSDB está há várias décadas no governo estadual e pregou alternância nesse cargo. Ele e Rebelo apoiam o ex-prefeito de Santana de Parnaíba Elvis César, que disputa o governo pelo PDT.  

Carla Zambelli

O candidato a deputado estadual João César (PL) recepcionou, ontem, sua colega de partido Carla Zambelli, que tenta se reeleger para a Câmara Federal. Acompanhados de alguns integrantes da equipe da parlamentar, eles caminharam pela rua Brasil, em um momento de pouco movimento. E também posaram para foto na praça da República.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.