PENEIRA FINA - 01.12.23

Natal começa hoje, mas comércio abre à noite só na terça

O presidente do Sincomercio, Ivo Pinfildi Jr., buscou alternativas, nos últimos dias, para tentar alinhar a abertura do comércio no período noturno, agendada para 5 de dezembro, terça-feira, à data de lançamento da programação natalina da Prefeitura de Catanduva, que começa esta noite, dia 1º. O problema é que o calendário do comércio é definido pelo Sincomercio, junto com o Sincomerciários, um ano antes. Ou seja, todo o calendário especial deste ano foi traçado no final de 2022 e, naquela ocasião, ficou estabelecido que o comércio começaria a abrir no período noturno no dia 5. Além das datas, os sindicatos definem regras e direitos trabalhistas de quem trabalhará em horário estendido. Com isso, mudar tudo isso em cima da hora tornou-se uma missão inviável.

Muito cedo

A legislação municipal permite a abertura do comércio no período noturno a partir de 1º de dezembro, mas, segundo Pinfildi, os comerciantes acham que é muito cedo para abrir. “Mesmo o dia 5, muitos acham que dia 5 é cedo também, tem cidade que abre a partir do dia 10, outros dia 8, enfim, isso varia muito. Mas aqui em Catanduva é dia 5, mas provavelmente a prefeitura achou que seria dia 1º e resolveu marcar para o dia 1º, né? Então houve esse contratempo”, pontuou o sindicalista.

Cultura

O prefeito Padre Osvaldo (PL) gravou vídeo para anunciar a prorrogação das inscrições de projetos de fomento pela Lei Paulo Gustavo. O ato revela preocupação especial do gestor com o tema, que pode resultar na injeção de R$ 1 milhão em recursos no setor cultural. No mês passado, agentes culturais criticavam a demora da Secretaria de Cultura em publicar os editais de chamamento público.

Orquídeas

Ambiente florido e aconchegante. Assim está a Mostra e Venda de Orquídeas, iniciativa da Associação Orquidófila Catanduvense, com apoio da Secretaria de Cultura, que funcionará até domingo, dia 3 de dezembro, no Salão de Exposições da Estação Cultura, na rua Rio de Janeiro. Vale a pena visitar.

5º Aviva Novais

Novais promove hoje o 5º Aviva Novais, com pregação e atrações. A palavra será por conta do pastor André Bueno e haverá música com o cantor Samuel Tayrone, dupla Claudio e Gabriele, cantor Maxwell e banda Kairós. O local do evento, que tem início previsto para às 19 horas, será a Praça Central. A iniciativa é da Associação dos Evangélicos de Novais, com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal e Comissão de Eventos Evangélicos.

Show gospel

Pindorama inaugura sua decoração natalina neste sábado, dia 2. O evento, intitulado “Luzes de Natal”, terá como atração principal a cantora gospel Valesca Mayssa. Antes, Enoque Ferreira e Banda se apresenta como show de abertura. A programação começa às 20 horas na Praça da Matriz, onde haverá também feira e praça de alimentação.

Golpes

Policiais civis de toda a região participaram da Operação CyberConnect, nesta quinta-feira, 30, a fim de desarticular quadrilhas especializadas em crimes eletrônicos. A fraude leva o nome de "golpe do motoboy" ou "golpe da central eletrônica". A DIG de Catanduva participou com 25 policiais e 10 viaturas. A investigação esclareceu 10 crimes praticados na cidade e identificou 37 suspeitos.

Cerveja

Um homem de 41 anos foi alvejado por disparo de arma de fogo depois de ter negado um copo de cerveja, na última quarta-feira, 29, em Catanduva. O crime aconteceu em bar localizado na Vila Paulista e a vítima foi socorrida pelo Samu. Conforme apuração, o autor passou do local e pediu a bebida; com a negativa, teria se dirigido até sua residência e retornado armado. Se a moda pega...

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.