PENEIRA FINA – 01.12.22

Decoração de Natal custará quase 140 mil em Catanduva

Dias atrás, noticiamos aqui sobre as licitações para decoração de Natal, feitas pela Prefeitura de Catanduva. Ontem, foi enfim divulgada a empresa que ficará com o contrato. É a Everton Silva Porto, que receberá pouco mais de R$ 138.836 por esse contrato. A empresa em questão costuma realizar diversos serviços de reformas e reparos em prédios públicos no município.

Publicação

Um detalhe curioso dessa licitação natalina é que, por uma falha qualquer, o resultado acabou sendo publicado na seção relativa à Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec). Quem bateu o olho desatentamente pode ter estranhado a situação e achado que a autarquia também estaria investindo em enfeites de Natal. No texto, porém, fica claro que o contrato será firmado pela prefeitura.

Pernas pra que te quero

Uma vez definida a empresa que realizará os serviços de decoração, resta torcer para que o trabalho seja desempenhado em tempo hábil para as festas de fim de ano, que serão dentro de algumas semanas.

E o jingle?

Muita gente talvez não se lembre, mas ano passado o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) contratou até mesmo um músico para compor e gravar um jingle de Natal para Catanduva. O serviço foi pago e executado, mas acabou não se tornando um hit na boca do povo. Vejamos se, em 2022, ele será novamente utilizado pela prefeitura.

Fim de um era

O novo governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deverá extinguir a afamada Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional do Interior. Esse órgão representou uma das principais trincheiras de Marco Vinholi, de onde ele podia fazer articulações com prefeitos, vereadores e lideranças regionais. A informação já vem sendo ventilada por grandes órgãos de imprensa da capital paulista.

Vale a pena?

Por mais que esse tipo de decisão possa ter justificativas técnicas (como economia ou coisa do tipo), é sempre importante lembrar que a política é que rege e dá a palavra final dos espaços de poder. Dito isto, se a extinção da Secretaria de Desenvolvimento Regional se confirmar, ela pode representar um equívoco, já que resultará na perda de um canal importante de relacionamento com as lideranças nos municípios. Ou, talvez, seja um acerto e resultado da conclusão de que, no fim das contas, o apoio de prefeitos não é tão decisivo assim para a eleição estadual ou nacional. Do contrário, Rodrigo Garcia (PSDB) não deveria ter se reelegido?

Sucessão na Câmara Municipal

Daqui a 13 dias, os vereadores escolherão a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, para o biênio 2023/2024. Nos bastidores políticos, circula a informação de que Padre Osvaldo gostaria de ver o cargo ocupado por alguém ligado ao grupo que atualmente comanda a Casa. Entre os nomes ventilados estão o de Maurício Ferreira (PDT) e Ivania Soldati (Republicanos). A dúvida é se os dois nomes conseguiriam agregar uma maioria mínima em seu entorno.

Altobeli

Por falar em Câmara Municipal, nesta semana os vereadores realizaram homenagem ao atleta catanduvense Altobeli Silva, que venceu a Maratona de Curitiba, realizada no último dia 20. Parlamentares não perderam a chance para fazer uma selfie ao lado do corredor, que já disputou duas Olimpíadas, representado o Brasil.

Mato alto

Quem acompanha as redes sociais de Padre Osvaldo vai notar que ele tem intensificado as postagens relativas a recapeamento de ruas. Agora, ele também anda divulgando muitas fotos de poda de mato alto. É o esforço para mostrar serviço, uma vez que o primeiro tempo da partida está chegando ao fim. E neste campeonato não costuma haver prorrogação. Ou você marca os gols necessários no tempo regulamentar, ou acaba sendo eliminado.

Jogo da Copa do Mundo

Amanhã, por conta do jogo do Brasil contra Camarões, às 16 horas, os serviços públicos em Catanduva novamente funcionarão em horários especiais, das 7 às 13 horas.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.