PENEIRA FINA - 01.10.25
Recuperado, Dr. Sinval Malheiros marca presença na Câmara
O vice-presidente da Câmara de Catanduva, vereador e médico Dr. Sinval Malheiros, marcou presença na sessão legislativa desta terça-feira, 30. Ele estava afastado de suas atividades desde 24 de agosto, quando sofreu um mal súbito e foi internado na UTI do Hospital Unimed São Domingos, com problemas no coração. No início de setembro, ele passou por cirurgia de implante de um marca-passo permanente – o dispositivo gera impulsos elétricos para manter o ritmo cardíaco normal. Poucos dias depois, em 8 de setembro, ele teve alta hospitalar.
Fôlego de sobra
Ao falar “presente”, confirmando sua presença na sessão da Câmara, Dr. Sinval Malheiros encheu o peito e o som saiu alto no sistema de som, arrancando risos de todos no plenário.
Interrogação
O projeto de lei complementar que revisa a Planta Genérica de Valores, podendo aumentar o IPTU de Catanduva, não entrou na pauta da sessão de ontem da Câmara de Vereadores. Agora resta a pergunta de qual será o desfecho para a questão, pois já há dúvidas se haverá prazo legal para aprovação da matéria, sanção e publicação para que as regras entrem em vigor em 2026.
Ausência
Se o projeto referente ao IPTU for apresentado à Câmara nesta semana, a vereadora Taise Braz (PT) não votará a matéria. Isso porque ela está em Brasília/DF, onde participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, retornando somente na próxima semana.
Audiência Pública
O vereador David Roger (Novo) solicitou a realização de audiência pública para tratar sobre eventual projeto que trate sobre o aumento do IPTU, tomando como base o Estatuto das Cidades. O requerimento assinado por ele foi encaminhado para análise das comissões.
Entrevista
O advogado Fabio Manzano, presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial, participou ontem da série de entrevistas das rádios Vox FM e Vida FM sobre o aumento do IPTU. Ele relembrou todas as etapas da jornada, desde que a OAB tomou conhecimento da proposta, e criticou a falta de audiências públicas: “A população precisa saber o que está acontecendo”.
Pedindo votos
Candidatos das eleições do IPMC estão descontentes com “campanha” feita por um secretário municipal em favor de um dos concorrentes à disputa. Ele estaria percorrendo os departamentos pedindo votos. No pleito, agendado para os dias 22 e 23 de outubro, serão eleitos os integrantes dos conselhos da Previdência e Fiscal do órgão previdenciário.
Foto: Câmara de Catanduva
Autor