PENEIRA FINA – 01/10/2022

Propaganda

Um leitor enviou esta imagem ao jornal O Regional, questionando - não afirmando, que fique bem claro – se este banner instalado pela Prefeitura de Catanduva, próximo ao Conjunto Esportivo, seria uma forma de promoção pessoal de Padre Osvaldo de Oliveira Rosa. O que chamou a atenção do munícipe é o fato de a peça publicitária trazer a foto do prefeito estampada. Quem definirá se é ou não promoção pessoal são as autoridades. Nosso dever é apenas informar o fato.  

O que diz a lei

A legislação brasileira prevê que a publicidade realizada por órgãos públicos deve seguir alguns critérios. Um deles é o da impessoalidade - ou seja, ela não pode servir para promover ou louvar quem está no poder. O objetivo deve ser, sim, informar a população de maneira transparente. No caso de uma obra, por exemplo, a placa de publicidade deveria comunicar informações como custo da obra, quanto tempo demorou para ficar pronta, qual empresa realizou, qual a origem dos recursos, etc.  

Impessoalidade

Para quem não entende a importância da impessoalidade, é importante lembrar que ela serve justamente para impedir desequilíbrio na democracia. Imaginem, por exemplo, que um governante passe a utilizar a máquina pública para se promover. Em época de eleição, ele levará uma vantagem injusta contra os adversários, não porque sua gestão foi melhor de fato, mas porque ele usou a propaganda para convencer os incautos disso. E não estamos afirmando que esse seja, necessariamente, o caso em questão.  

Vinholi

O leitor que enviou a imagem do banner para a coluna lembrou que o ex-prefeito Geraldo Vinholi chegou a fazer ações publicitárias parecidas, em seu governo, quando seu filho foi nomeado presidente do Fundo Social, como parte da estratégia para sua candidatura a deputado federal. Marco Vinholi, na época, acabou ficando na suplência e foi o segundo colocado entre os candidatos de Catanduva, perdendo para Beth Sahão (PT).  

Mal engrenou

A campanha eleitoral deste ano mal teve tempo de engrenar e já acabou. A eleição acabou sendo atípica. Com a atenção da população voltada quase que exclusivamente para a disputa presidencial, os demais cargos acabaram sendo relegados quase que ao esquecimento.  

Postura equivocada

É evidente que os eleitores precisam ficar muito atentos à escolha para presidente. Porém, vale lembrar que ninguém governa sozinho. As leis são elaboradas e votadas por deputados e senadores. E muitas políticas que impactam a vida dos municípios são definidas por governadores (o imposto do pão e da gasolina, por exemplo, ou a qualidade da escola estadual). Pesquisas feitas nesta semana mostravam que quase 40% dos paulistas ainda não estavam 100% definidos sobre o voto para governador. Isto numa época em que diariamente as pessoas são bombardeadas com propaganda eleitoral de candidatos ao cargo. Imagine como deve estar a indecisão em relação ao voto para deputado... 

Acréscimos

Com a campanha entrando nos segundos finais dos acréscimos, muitos candidatos resolveram apertar o passo nas atividades de rua e também na propaganda. Este sábado deverá contar com diversas carreatas, no período da manhã e também à tarde.   

Bolsonaro

Quem deverá ser beneficiado pela profusão de carreatas em Catanduva é Jair Bolsonaro (PL), que contará com aquele que deve ser o maior dos atos, a ser realizado no período da tarde, com saída perto do Aeroclube. Pela manhã, outros eventos também deverão levar o nome do presidente, que tenta a reeleição.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.