PENEIRA FINA – 01.08.23
Olímpia corre para liberar ponte até o Festival do Folclore
A Prefeitura de Olímpia prossegue os trabalhos na rodovia vicinal Natal Breda, entre Tabapuã e Olímpia, que apresentou erosão na cabeceira da ponte do rio Turvo e foi interditada no dia 5 de julho. Em novo comunicado, a administração informou que, na última semana, foram finalizados os serviços de armação e realizada a concretagem da ponte, que se encontra em período de cura do concreto para posterior compactação e aplicação da massa asfáltica, com previsão de conclusão no dia 4 de agosto. Depois será feita a vistoria para liberação do local e normalização do tráfego. Como o Festival do Folclore começa justamente no dia 5, prosseguindo até o dia 13, é bem possível que os catanduvenses tenham de buscar rotas alternativas para chegar à festa, ao menos nos primeiros dias. A expectativa é que o evento supere a marca de 160 mil pessoas.
Caminhos
O percurso entre Tabapuã e Olímpia pela vicinal possui cerca de 30 km. O trecho é utilizado diariamente por muitos moradores, inclusive como rota de trabalho. Com a interdição, para chegar à estância turística, algumas alternativas são o trajeto passando por Novais, Embaúba, Cajobi e Severínia (66 km ao todo) ou o traçado sentido Uchoa e Guapiaçu, que possui pedágio, seguindo pela rodovia Assis Chateaubriand (84 km) até alcançar o destino.
Água fria
A liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, barrando parecer do Tribunal de Contas do Estado, foi um banho de água fria para os servidores públicos municipais, que já contavam que o prefeito Padre Osvaldo (PL) poderia agracia-los com vantagens advindas da liberação da contagem de tempo que ficou congelada durante a pandemia. Não há prazo para o desfecho.
Bônus
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo irá pagar até outubro mais de R$ 468 milhões em bônus para 180 mil servidores. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 31, pelo secretário Renato Feder em live com a rede. O pagamento feito neste ano é referente ao exercício de 2022. “Nós queremos cada vez mais aprimorar a política de bônus para que os bons profissionais sejam verdadeiramente valorizados de forma justa”, afirmou Renato Feder.
Cálculo
De acordo com a Seduc-SP, os valores são calculados individualmente para cada servidor e consideram os resultados do Saresp em nível escola, Diretoria de Ensino ou rede estadual, a depender do local de atuação do profissional. A média dos pagamentos será de R$ 2 mil.
Feira de Rua
O prefeito Padre Osvaldo recebeu representantes da Feira de Rua, evento realizado anualmente e que caminha para a 9ª edição, prevista para 9 a 12 de novembro, na rua São Joaquim da Barra, entre a Campinas e a 14 de Abril. Ele reafirmou o apoio do poder público para a realização do evento e enfatizou que a ação tem finalidade “social, cultural e solidária”. Participaram Lourdinha Fávero e Maria Luiza Couto, representando os feirantes, e também a equipe do Fundo Social.
Homenagem
A Liga Catanduvense de Futebol e a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) vão homenagear 30 equipes amadoras da cidade, na quinta-feira, dia 3 de agosto, no auditório da do Paço Municipal. O evento está marcado para as 19h40 e terá entrega de troféus “Destaque do Futebol Amador de 2023”, um por equipe, além de certificados. Também serão lembrados os goleiros e capitães de cada time. “É uma forma de reconhecimento pelos relevantes serviço que os dirigentes realizam na cidade de Catanduva”, garante o professor Reginaldo Garisto, presidente da LCF.
Autor