PENEIRA FINA – 01.06.23

Casos respiratórios devem ser atendidos no Pronto Atendimento do HPA

A Fundação Padre Albino decidiu mudar a Unidade para Respiratórios Agudos (URA) de lugar. A partir de 5 de junho, próxima segunda-feira, o serviço passará a funcionar no Hospital Padre Albino. Com isso, casos respiratórios de urgência devem ser encaminhados para o Pronto Atendimento do HPA e não mais para o Hospital Emílio Carlos. Durante a pandemia, a URA foi a principal estrutura de tratamento a pacientes Covid-19 da região de Catanduva.

Multas

A Câmara de Catanduva decidiu adiar, mais uma vez, a votação do projeto de lei que permite à prefeitura conceder o serviço de área azul para a iniciativa privada. O texto repassa à futura concessionária não só a organização, mas também a fiscalização, o que, na visão de alguns vereadores, pode fazer com que a empresa se transforme em uma máquina de fazer multas.

Degola

O prefeito Padre Osvaldo (PL) exonerou, a pedido, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Rodrigo Sanches. A portaria foi publicada ontem no Diário Oficial do Município. Nos bastidores, contudo, corria a informação de que o chefe do Executivo estava prestes a cortar um dos gestores para atender compromisso com o PL. Ele teria que nomear alguém das fileiras do partido ou com indicação neste sentido. Recentemente, Padre Osvaldo não só mudou do PSDB para o Partido Liberal, como também assumiu a presidência do diretório municipal.

Parceria

O Fundo Social de Solidariedade recebeu a doação de mais de 300 quilos de alimentos e 200 litros de leite, frutos de parceria firmada com a Secretaria Municipal de Cultura. Os donativos foram coletados durante o Festival Dança Catanduva, realizado no último final de semana no Teatro Municipal e Clube de Tênis, e serão revertidos para as ações que o órgão assistencial realiza. Entre elas, o atendimento de forma direta às famílias carentes do município.

Bairros

O projeto “Cultura em Ação” teve sua agenda divulgada nesta quarta-feira. A primeira edição será realizada na Praça Brasília, na Vila Lunardelli, no sábado, dia 3 de junho, a partir das 16 horas. Haverá feira itinerante, praça alimentação, diversão nerd, jogos de RPG e atividades com arte-educadores, apresentação de chorinho às 17 horas, do músico Branquin, às 18 horas, e de Gabi e Neto, às 20 horas. A seguinte será no dia 24, no Nova Catanduva.

Crime ambiental

A Guarda Civil Municipal flagrou morador do Theodoro Rosa Filho jogando entulho em uma área verde no bairro. A ocorrência foi efetuada via denúncia. Ao chegarem ao local, os guardas abordaram e orientaram o cidadão a retirar os resíduos. A ação é caracterizada como crime ambiental e prevê multa e outras sanções que serão tomadas pela Patrulha Ambiental.

Mostra

A programação preparada pela Prefeitura de Catanduva para a 2ª Mostra de Sustentabilidade, que será realizada nesta sexta e sábado, dias 2 e 3 de junho, na Praça da Matriz, será composta por palestras, mesa-redonda, oficinas manuais, doação de mudas, brinquedos, exibição da peça teatral “O Lobo Consciente” e atividades culturais. Também haverá pipoca e algodão doce. Ao todo, a estrutura integrará 22 estandes de empresas e instituições parceiras.

Cobertores

O Fundo Social de São Paulo iniciou a entrega de 125 mil cobertores para doação às pessoas em situação de vulnerabilidade social nos 645 municípios paulistas. Os itens foram adquiridos pelo próprio órgão e estão sendo distribuídos de acordo com dados do CadUnico, cadastro nacional com informações sobre famílias de baixa renda existentes no país. A ação integra a Campanha do Agasalho 2023.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.