PENEIRA FINA – 01/05/2022

1º de Maio - Dia do Trabalho

Hoje, dia 1º de maio, comemoramos o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. Depois de ter alguns em abril, agora temos um feriado nacional em pleno domingo, e para muitos catanduvenses “não tem graça”, pois não conseguem viajar e nem “emendar” a data. Mas não é apenas no Brasil que o dia 1º de maio é feriado. Nesta data, os trabalhadores descansam (e também realizam manifestações) na América do Sul e no México, em quase toda a Europa Ocidental, na Rússia, na Índia, na China e na maior parte dos países da África. A data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral nos Estados Unidos. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago, no dia 1º de maio de 1886. No Brasil, o Dia do Trabalhador é celebrado desde 1925. Curiosamente, nos próprios Estados Unidos, a data é celebrada em ocasião diferente, a primeira segunda-feira de setembro.

Torneio

Em Catanduva, o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Catanduva – Simcat realiza hoje em seu clube o Torneio do Trabalhador, alusivo à data, com competições de futebol e truco, com início às 8h30. Haverá sorteio de brindes e, ao meio-dia, show com Kelly e Marcos.  

Comemoração

Na cidade haverá mais comemorações do Dia do Trabalhador. Nas quadras do campus sede do Centro Universitário Padre Albino – Unifipa haverá um torneio de futsal. Os jogos começam às 8 horas e são abertos ao público. Já no Estádio Silvio Salles, acontece a final do Torneio do Trabalhador 1º de Maio, iniciativa da Liga Catanduvense de Futebol. A disputa do terceiro lugar será entre Inter Bom Pastor e Tarraff, a partir das 8 horas. A grande final ocorre às 10 horas, entre Bar do Gordo FC e Arsenal FC. A entrada também é gratuita.

Luto

Ontem, uma notícia abalou a cidade. O falecimento de Maria Leonor Abdo Jorge, filha primogênita do ex-prefeito José Alfredo Luiz Jorge e sua esposa Maria Cecília. Por mais repetitivo que possa ser, a verdade é que não existem palavras neste momento de dor. À família de Zé Alfredo, deixamos nossas condolências.

Mais um

Além de todos os já citados por essa coluna como possíveis candidatos a deputado, seja federal ou estadual, chega a informação que mais um catanduvense vai pleitear uma cadeira na Assembleia Legislativa. O partido e o nome ainda estão guardados a sete chaves, mas já abrimos a primeira fechadura...

Favela

É agenda oficial do Governo de São Paulo, mas também pode ser considerada pré-campanha eleitoral. Amanhã, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) visitará a Favela Marte, na Vila Itália, em Rio Preto. Ele chegará ao local por volta das 14 horas e será conduzido a uma visita guiada, que deve terminar às 15 horas, em uma roda de conversa com moradores. Antes, no complexo da Swift assinará convênios. O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) deverá estar presente. 

Nova Pesquisa

Levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas no Estado mostra pela primeira vez o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do principal adversário, ex-presidente Lula (PT). A pesquisa sobre intenção de votos para presidente da República, entre eleitores de São Paulo, foi realizada em dois cenários e Bolsonaro passa à frente de Lula nos dois casos. Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador apenas pergunta se o eleitor já tem candidato definido, Bolsonaro passou à frente de Lula e tem 22,1%, contra 20,7% do petista. 

Empate Técnico

Na pesquisa estimulada, o atual presidente apresenta 35,8% das intenções de voto, contra 34,9%. A situação é de empate técnico, mas é o primeiro levantamento em que numericamente Bolsonaro aparece na liderança. Também o ex-governador Doria cresceu e está em terceiro lugar, com 5,5%, ultrapassando numericamente Ciro Gomes, que aparece colado, com 5,4%. Também nesse caso, a situação é de empate técnico. O Paraná Pesquisas entrevistou 1820 eleitores em 78 municípios paulistas entre os dias 24 e 29 de abril. A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº BR-07854/2022 e pode ser auditada por qualquer partido político que o requeira.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.